Astro da NBA e um dos maiores jogadores de basquete da história, Kobe Bryant morreu neste domingo (26) em um acidente de helicóptero em Calabasas, cidade localizada na Califórnia, nos Estados Unidos. Ele tinha 41 anos. A filha dele, Gianna, de 13 anos, também morreu na queda da aeronave.
Lenda do Los Angeles Lakers, Kobe usava o mesmo helicóptero há anos, desde quando ainda era jogador profissional. Ainda não se sabe as causas do acidente.
O helicóptero era um Sikorsky S-76, de 1991, segundo o porta-voz da Administração Federal de Aviação, Allen Kenitzer. O acidente aconteceu às 9h47 no fuso horário local (14h47 em Brasília).
Ninguém a bordo da aeronave sobreviveu. Entre os outros mortos, além de Kobe e da filha Gianna, estão o piloto do helicóptero, uma colega do time de Gianna e um parente dessa colega. Eles estavam a caminho de um centro de treinamento, no Norte de Los Angeles. O ex-jogador tinha quatro filhas.
Ao longo de sua vitoriosa carreira como ala-armador, conquistou cinco títulos da NBA (2000, 2001, 2002, 2009 e 2010) e duas medalhas de ouro olímpicas (2008 e 2012). Foi MVP (jogador mais valioso) da temporada regular da NBA em 2008 e das finais da liga em 2009 e 2010.
Kobe era chamado de Black Mamba por sua alta capacidade técnica e rapidez para atacar, aliadas a uma vontade característica de vencer sempre. A título de curiosidade, a mamba negra é uma das cobras mais mortais do mundo, cujo veneno é capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos.
A filha dele, Gianna, que morreu no acidente, seguia os passos do pai e já começava a se destacar no esporte na escola. Aperfeiçoava seus fundamentos com o próprio Kobe, treinando em casa.
Shaquille O’Neal, amigo e companheiro de equipe de Kobe Bryant nos Lakers, fez uma homenagem ao ex-jogador nas redes sociais.
“Não há palavras para expressar a dor pela qual estou passando ao perder nessa tragédia minha sobrinha Gigi e meu irmão Kobe Bryant. Eu te amo, e você fará falta para sempre. Minhas condolências à família Bryant e às famílias dos demais passageiros a bordo. Estou destruído”, disse O’Neal.
O ex-presidente Barack Obama, fã de basquete e apaixonado pelo Chicago Bulls, também fez uma homenagem a Kobe e a Gianna.
“Kobe era uma lenda dentro das quadras e estava apenas começando no que poderia ser um importante segundo ato. Perder Gianna parte ainda mais os nossos corações como pais. Michelle e eu mandamos amor e orações à Vanessa e toda a família Bryant em um dia inacreditável”, disse Obama.
A Chapecoense, clube brasileiro de futebol que tem sua história marcada por uma tragédia aérea, homenageou Kobe.
“Mais uma perda triste e irreparável no mundo do esporte. Mais uma tragédia sem precedentes. Nós, da Chapecoense, lamentamos profundamente o falecimento de Kobe Bryant. Nos solidarizamos com os familiares, amigos e fãs e desejamos muita força. Nossas orações estão com vocês”, publicou o clube em rede social.
A rainha do basquete brasileiro Hortência também lamentou a morte do ex-jogador.
“Kobe Bryant foi um ícone no basquete mundial, é um atleta de nível superior. A gente tinha um orgulho muito grande. Quando eu ficava em frente à televisão vendo ele jogar era um colírio muito grande para os nossos olhos. Ele tinha uma visão de quadra, uma leitura de jogo maravilhosa, ele tinha as assistências. Para falar a verdade, ele era bom em tudo. Ele era maravilhoso. Foi uma perda irreparável”, disse Hortência à Globonews.
Muitos fãs do Los Angeles Lakers e do ex-jogador se aglomeraram na frente da arena onde joga o time para prestar a última homenagem ao ídolo. Jogadores do clube também foram às lágrimas, como LeBron James. ao receber a notícia.