Pedro Augusto passou em primeiro lugar no Ifes. Foto: Acervo pessoal
Ele tem 14 anos, tem autismo e fez bonito no processo seletivo de Biotecnologia do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), conquistando o primeiro lugar para o campus de Vila Velha.
Morador de Muqui, no Sul do Espírito Santo, Pedro Augusto Morgado Ventura, no entanto, não poderá ingressar no curso, pois acabou de concluir o 8º ano na escola pública Marcondes de Souza, de Muqui e terá de completar o 9º ano, antes de ingressar no ensino médio.
“Foi uma surpresa para mim. Não esperava uma colocação tão boa”, disse o adolescente.
A mãe de Pedro Augusto, Cláudia Morgado, 52 anos, ficou contente com o resultado.
“Deixamos ele fazer a prova apenas por experiência. Ver como era passar por uma disputa. Era só um teste. Foi muito surpreendente o resultado”, disse a mãe, que é dona de casa.
Ela ressalta que o filho é muito dedicado aos estudos e que enfrenta o autismo com muita tranqüilidade, apesar do preconceito. “Ele sofre bullying, mas graças a Deus não está nem aí. Segue adiante”, destacou.
Pedro Augusto é aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) desde os 2 anos de idade. O assistente social da instituição, Helton de Souza, acredita que Pedro Augusto pode chegar ainda mais longe. “Ele tem uma capacidade ainda desconhecida. Pode chegar muito além do que a gente esperava, superou muito as expectativas”, disse.
Na opinião de Helton, o estudante tem demonstrado ser um defensor da Apae e da causa do autista. “Ele não gosta de ter privilégios por ser autista. Ele luta pelo direito de ser igual. Ele tem orgulho de ser como é, se aceita e defende a bandeira”, explicou.
“Os pais não precisam esconder o filho, por ele ser autista. Ao contrário, devem levá-lo para fazer tratamento junto a um local adequado. Eu, por exemplo, devo quase tudo que sou hoje à Apae, que ajudou muito na construção do meu caráter.
Na minha opinião, os pais não podem perder a esperança. Devem criar esperança e pesquisar sobre o autismo para aprender a lidar com o filho. Eu consigo viver bem com o autismo. Tenho uma vida normal, estudo em escola pública.”
Em Cachoeiro de Itapemirim, a tradicional venda de palmito fresco para as celebrações da Semana…
Com paisagens que encantam, sabores que surpreendem e uma hospitalidade que conquista, o Espírito Santo…
A camélia é uma das plantas ornamentais mais elegantes que se pode ter no jardim…
Contagem regressiva para o 1º Arts na Praça: Páscoa, Sabores e Encantos. O evento, realizado…
A vereadora de Vargem Alta Eliane Turini vai assumir a presidência do PSB na cidade.…
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) começou a enviar notificações a celulares com…
This website uses cookies.