Adolescentes de 12 a 17 anos deverão estar vacinados para garantir matrícula

Adolescentes de 12 a 17 anos deverão estar vacinados para garantir matrícula
Redação Dia a Dia

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro informa que para garantir a matrícula nas instituições de ensino os estudantes de 12 a 17 anos precisam estar com a vacinação contra a Covid-19, e todas as demais vacinas, em dia.

A regra estadual vale para instituições de ensino básico, médio e superior das redes pública e privada, seja em âmbito municipal, estadual ou federal.

De acordo com portaria conjunta das secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Educação (Sedu), o cartão de vacinação atualizado poderá ser apresentado em até 30 dias após a realização da matrícula ou rematrícula. Caso contrário, o Conselho Tutelar deverá ser acionado para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Em Cachoeiro, 13.100 adolescentes se vacinaram contra a Covid-19, segundo dados coletados até a manhã desta terça-feira (30). O número corresponde a 78% do público de 12 a 17 anos do município.

O secretário municipal de Saúde, Alex Wingler diz que estar com a vacinação em dia já era um requisito básico para crianças e adolescentes matriculados em instituições de ensino, e que com a pandemia, essa exigência se tornou ainda mais importante.

“Apesar de termos um bom percentual de adolescentes vacinados contra a Covid-19, ainda há boa parte desse público sem se vacinar”, alerta.

A vacinação em Cachoeiro ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde).

Nesta semana, de quarta (1) a sábado (4), também haverá um ponto de vacinação na Exposul RaízES, evento realizado no Parque de Exposição do bairro Aeroporto.

Além dos adolescentes, devem se vacinar as demais pessoas que estão com a primeira, segunda ou terceira dose em atraso.

Nesta semana, foi disponibilizada a dose de reforço para pessoas de 18 a 59 anos por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento.

 

Ultimas Notícias