Uma das consequências da enchente que devastou o município de Mimoso do Sul, no mês de março, e afetou diretamente o dia a dia das pessoas, foi a perda da qualidade da água para beber e cozinhar.
A estrutura de canos foi danificada, entupida de lama e barro, o que provocou a inutilização da água potável nas torneiras das residências.
Enquanto o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) trabalha para recuperar a normalidade no fornecimento de água, outras alternativas têm sido oferecidas à população local.
Inicialmente, um movimento solidário de instituições públicas e privadas passou a fazer doação de água mineral para os bairros de Mimoso. Mas, nesta segunda-feira (22), um carro de bombeiros transportou um maquinário até a praça de Café Moça, perto do açude, para fazer a captação e purificação da água barrenta e transferir para garrafas e baldes levados pelos moradores até o local.
O novo aparelho foi produzido na Serra, sendo que parte do equipamento veio da Califórina, nos Estados Unidos. Ao passar pelo processo de purificação, a água ehega pronta e com grau de qualidade para ser consumida, de acordo com os técnicos que manuseiam o maquinário.
O serviço permanecerá disponível na região, das 7h às 17h, durante dois meses, para que os moradores possam beber e cozinhar, evitando que toda sujeira proveniente da enchente chegue às suas casas.
O que diz o Saae
De acordo com a rede Saae, a distribuição da água já foi normalizada. “O bairro Café Moça também já está recebendo água e não existe a necessidade de fornecimento por outra fonte além da rede do Saae. Além disso, os munícipes ainda estão recebendo doações de água mineral que chegam de diversos locais, assim como doações de cestas básicas” informou a autarquia municipal.
Um outro comunicado está circulando na comunidade a respeito do pagamento das faturas do Saae informando que já é sendo possível realizar o pagamento das faturas de água e esgoto, presencialmente, nas agências Banesfácil. “Pedimos o apoio da população, que procurem manter suas contas em dia, evitando a interrupção de água e ajudando Saae a se reerguer”, diz o comunicado.