qui 23/maio/2024 10:35
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Divulgação

Água de açude barrento é purificada para moradores de Mimoso após enchente

Lilia-barros-05-09-2023
Lilia Barros

Uma das consequências da enchente que devastou o município de Mimoso do Sul, no mês de março, e afetou diretamente o dia a dia das pessoas, foi a perda da qualidade da água para beber e cozinhar.

A estrutura de canos foi danificada, entupida de lama e barro, o que provocou a inutilização da água potável nas torneiras das residências.

Enquanto o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) trabalha para recuperar a normalidade no fornecimento de água, outras alternativas têm sido oferecidas à população local.

Inicialmente, um movimento solidário de instituições públicas e privadas passou a fazer doação de água mineral para os bairros de Mimoso. Mas, nesta segunda-feira (22), um carro de bombeiros transportou um maquinário até a praça de Café Moça, perto do açude, para fazer a captação e purificação da água barrenta e transferir para garrafas e baldes levados pelos moradores até o local.

O novo aparelho foi produzido na Serra, sendo que parte do equipamento veio da Califórina, nos Estados Unidos. Ao passar pelo processo de purificação, a água ehega pronta e com grau de qualidade para ser consumida, de acordo com os técnicos que manuseiam o maquinário.

O serviço permanecerá disponível na região, das 7h às 17h, durante dois meses, para que os moradores possam beber e cozinhar, evitando que toda sujeira proveniente da enchente chegue às suas casas.

O que diz o Saae

De acordo com a rede Saae, a distribuição da água já foi normalizada. “O bairro Café Moça também já está recebendo água e não existe a necessidade de fornecimento por outra fonte além da rede do Saae. Além disso, os munícipes ainda estão recebendo doações de água mineral que chegam de diversos locais, assim como doações de cestas básicas” informou a autarquia municipal.

Um outro comunicado está circulando na comunidade a respeito do pagamento das faturas do Saae informando que já é sendo possível realizar o pagamento das faturas de água e esgoto, presencialmente, nas agências Banesfácil. “Pedimos o apoio da população, que procurem manter suas contas em dia, evitando a interrupção de água e ajudando Saae a se reerguer”, diz o comunicado.

roberto-valadao-b-22-05-2024

Governador e prefeito de Cachoeiro decretam luto de três dias pela morte de Valadão

bonecos-croche-presidio

Detentos capixabas produzem bonecos de super-heróis para crianças vítimas da chuva em Mimoso

roberto-valadao-22-05-2024

Cachoeiro perde Roberto Valadão, um de seus filhos mais ilustres

posto-oasis-lacrado-c-15-05-2024

A prefeitura estaria infringindo a lei se renovasse concessão do Posto Oásis, afirma procurador

frio-parque-nacional-caparao-21-05-2024 (1)

Frio abaixo de zero e geada transformam paisagem do Parque Nacional do Caparaó

peter-costab-21-05-2024

Golpista clona número do prefeito e faz vítimas em Mimoso do Sul

arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

Leia mais