seg 14/outubro/2024 18:13
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Alegre terá novos investimentos após atendimento emergencial, diz Casagrande

redacao
Redação Dia a Dia

O governador Renato Casagrande visitou os locais afetados pelas fortes chuvas em Alegre nesta quinta-feira (17) e destacou que o Estado vai continuar fazendo investimentos na região para evitar problemas no futuro, mas também para resolver os estragos atuais.

“Desde ontem durante a chuva nossa equipe da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já se deslocou para cá”, enfatiza.

Casagrande destaca que o atendimento emergencial é para tirar as pessoas dos locais de risco, e também fazer o trabalho humanitário, de entrega de cestas básicas e de colchões e dar todo o apoio necessário nesse momento.

“Vamos mandar recursos para ajudar naquilo que é necessário no momento de emergência, seja alimento, seja material, colchão, material de limpeza, travesseiro, tudo para que as famílias tenham condições adequadas de vida nesse momento tão difícil”, frisa.

A outra ajuda, ressalta o governador, é com equipamentos para ajudar a desobstruir estradas e limpar as ruas. “Ajudaremos Alegre e os demais municípios afetados”.

Casagrande esclarece ainda que o governo continuará fazendo o trabalho para identificar áreas  de risco, já que Alegre tem muitas áreas íngremes de risco que precisam ser reparadas.

“Temos um estudo feito em 2013 ou 2014 que aponta que Alegre possui 38 áreas de risco. Temos tudo mapeado. Tanto é que fizemos aqui diversas contenções em diversas regiões. A Defesa Civil Estadual tem esse material”, reforça.

Casagrande  que pontua ainda que o Governo do Estado já fez grandes obras de infraestrutura na cidade, só que é preciso mais, e que elas continuarão sendo feitas.

“É por isso que o Fundo das Cidades prioriza investimentos em infraestrutura. Com o fundo viabilizamos R$ 500 mil para cada município fazer projetos na área de prevenção e resistência aos desastres naturais nessa região e outras do estado. Eles são prioridade”, enfatizou

Casagrande lembrou que o Espírito Santo conta com o Programa Estadual de Mudanças Climáticas, que trabalha em diversas frentes para mitigar os efeitos dos eventos climáticos extremos. Nele, estão previstas ações de reflorestamento e mudança de matriz energética para fontes renováveis.

“Iniciamos aqui na região o Probacias (Programa Estadual de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas), que está distribuindo biodigestores e máquinas para auxiliar na construção de pequenas barragens e caixas secas. Além disso, temos investido permanentemente em infraestrutura”, pontuou.

Quanto ao monitoramento das barragens que existem na região, e que são uma preocupação para os moradores, Casagrande diz que ele é feito pelas empresas, dentro do seu plano de ação, e que também existe o trabalho da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que monitora o limite, a vazão e a capacidade dessas represas.

” Estamos trabalhando muito e em cada município temos obras de infraestrutura para aumentar a resiliência climática”, conclui.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Eleições 2024: confira o prazo para justificar seu voto no 1º turno

assalto-roubo-revolver-violencia-09-07-23

Bandidos rendem caminhoneiro e levam carga de cerveja na BR 101-Sul

vinhos-13-10-20224

Vinhos de mesa ou vinhos finos? Eis a questão!

homem-idoso-roca-b-13-10-2024

Tio Quinquim e a bênção

grey-man-homem-cinza-c-13-10-2024

Rumo ao Inexplicável: O Homem Cinza

menina-com-uma galinha-13-10-2024

O trem, o galo e o sabão

pesquisa-calculo-12-10-2024

Instituto Jones dos Santos Neves seleciona bolsistas com valores de até R$ 5,5 mil

matriz-velha-tour-360-12-10-2024

Seminário de turismo religioso em Cachoeiro terá palestras e apresentações musicais

Leia mais
plugins premium WordPress