Bruno de Lorenzo Fernandes, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, localizada em Vitória, que faz parte do programa de Altas Habilidades/Superdotação, está participando de mais um programa realizado pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa), o Zooniverse – Share the Science – Snapshot Wisconsin.
O projeto visa a auxiliar os pesquisadores a identificarem as várias espécies de animais que habitam determinadas áreas, controle populacional dessas espécies, a preservação, hábitos e informações relevantes sobre os animais.
O estudante é orientado pelo professor Luiz Gustavo Gomes. “Bruno catalogou e encaminhou para a análise do programa Zooniverse uma foto de uma espécie muito rara, o pica-pau-bico-de-marfim, que é uma espécie de pica-pau possivelmente extinto, nativo dos pântanos norte-americanos e das florestas temperadas de coníferas do sul dos Estados Unidos e de Cuba”, explicou o docente.
O programa
Os alunos recebem um banco com centenas de imagens de câmeras instaladas que fotografam as espécies, por meio de sensores de movimento que funcionam 24 horas, registrando hábitos diurnos e noturnos.
Os sensores foram instalados em ambientes frequentados por esses indivíduos e analisam se a espécie é filhote ou adulto, a quantidade, entre outras informações.