sáb 21/dezembro/2024 10:19
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Ambientalistas reclamam de poda radical de árvores no centro de Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

O advogado ambientalista Nilton da Costa Filho, membro da Associação dos Amigos  da Bacia do Rio Itapemirim (AABRI) e também do Conselho de Meio Ambiente de Cachoeiro, reclama da poda que foi feita em árvores do centro de Cachoeiro, especialmente nas ruas Dona Joana e Barão de Itapemirim.

“Recebemos ontem um chamado referente aos cortes feitos e fomos surpreendido pela forma como deixaram as árvores da rua Barão de Itapemirim, a rua da Câmara”, lamenta.

Segundo o advogado, essa poda pode ser considerada drástica e criminosa e que é preciso responsabilizar quem autorizou e quem fez a poda.

“Inclusive hoje constatamos o corte de outras árvores na Rua Dona Joana. É preciso cobrar dos responsáveis e, se for o caso, responsabilizá-los e impedir que volte a acontecer”, frisa.

João Luiz Madureira Junior, presidente da ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve diz que como ambientalista acho no mínimo muito triste, já que toda espécie viva tem que ser respeitada, e estes oitis de 30 a 50 anos são patrimônios históricos e ambientais da cidade.

“Com técnica eles podem e devem ser podados de uma maneira melhor e mais técnica. Acho que o Poder Público e a Sociedade Civil Organizada precisam reagir e cobrar, cada um com sua competência, a responsabilidade de quem faz esta poda. Não é possível e aceitável ser dessa maneira”, enfatiza.

Madureira diz que pensa que daqui a 30 anos, as 300 árvores plantadas pela ONG no Projeto Florestas Urbanas podem sofrer a mesma violência e que isto faz pensar que a árvore faz sombra, faz oxigênio e faz falta.

“Todos precisam repensar a atitude em relação ao meio ambiente! E estamos em pleno século XXI, todo o Planeta atento ao aquecimento global, e precisamos primeiro cuidar de nosso quintal”, ressaltou.

Consultada, a Prefeitura de Cachoeiro informou que as árvores não foram podadas pela empresa terceirizada contratada por ela, mas pela EDP.

Já a EDP informa que a poda das árvores foi em razão de eliminar o risco de choque elétrico e ruptura de cabos que existiam no local.

Segue a nota: “Vale reforçar que a poda de árvores é responsabilidade das Prefeituras Municipais, e a distribuidora fornece suporte quando os galhos encontram-se próximos da rede elétrica e podem interferir no funcionamento do sistema ou oferecer risco de segurança para a população”.

 

Oiti em Sapucaia, Rio de Janeiro, com a poda adequada feita pela Prefeitura
Oiti com poda adequada em Sapucaia, no Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gabriel-rita-francisco-20-12-2024

Gabriel Bravo, o “menino de ouro”, brilha em astronomia e xadrez

Ferraco-junior-correa-diplomacao-19-12-2024C

“Não vamos olhar para trás”: Ferraço é diplomado para quinto mandato em Cachoeiro

presidio

Mais de 2,5 mil detentos do ES ganham direito à saída temporária de Natal

camara-municipal-vereadores-cachoeiro-08-10-2024

Câmara aprova projeto que concede abono de R$ 2 mil a servidores

ferraco-junior-correa

Ferraço e Júnior Corrêa serão diplomados nesta quinta em Cachoeiro

estudantes-19-12-2024

Governo do ES vai abrir inscrições para 1 mil bolsas integrais em cursos de graduação

sessao-camara-vereadores-18-12-2024

Câmara de Cachoeiro aprova projeto de lei que prorroga descontos no IPTU

casagrande-Monitoramento meteorológico-18-12-2024

Espírito Santo adota sistema de monitoramento para prevenir desastres meteorológicos

Leia mais
plugins premium WordPress