A cidade de Anchieta, no Litoral Sul do Espírito Santo, ganhou o título estadual de capital da moqueca capixaba. Isso foi possível por meio da aprovação de um projeto de lei do deputado Marcelo Santos, que confere ao município esse reconhecimento.
A proposta aguarda sanção do governador Renato Casagrande.
O deputado argumenta que a cidade merece o título porque na Praia dos Castelhanos se realiza um evento dedicado exclusivamente ao prato, que é o Festival da Moqueca Capixaba.
O festival realizado este ano promoveu o preparo da maior moqueca capixaba do mundo feita em panela de barro. O recipiente usado foi confeccionado pelas paneleiras de Goiabeiras e mediu mais de 1,2 metro.
Esforço
Para a presidente da Associação Castelhanos em Ação, Kênia Mota, o reconhecimento traduz todo o esforço que os empreendedores e moradores de Castelhanos se dedicam para promover o festival.
“Ficamos muito felizes por sermos escolhidos. Isso se reflete no trabalho conjunto de todos os empreendedores, que se dedicaram desde a realização da primeira edição do evento e trabalham diariamente para fomentar o turismo no balneário. Agradecemos o reconhecimento”, disse.
O prefeito Fabrício Petri também comemorou o reconhecimento oficial.
“Fico feliz em ver que todo esforço dos empreendedores de Castelhanos foi reconhecido. Esse título trará mais destaque para Castelhanos e para a cidade de Anchieta”, disse.
O prato é servido em quiosques, moquecarias e restaurantes de Castelhanos, além de outros balneários do município, como Iriri.
O reconhecimento ocorre na semana em que a cidade sediará o 22° Festival de Frutos do Mar de Iriri, que começa nesta quinta-feira (10) e vai até domingo (13).