Em 2020, é celebrado o Jubileu de 75 anos do ‘Dia da Vitória’, data que rememora o fim da II Guerra Mundial, que teve a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no desfecho histórico.
Das 25.334 pessoas que participaram da FEB, o Espírito Santo enviou 345 soldados para o combate em terras italianas. Desse total, 12 não retornaram. As tropas brasileiras atuaram nas regiões montanhosas da Itália entre o fim de 1944 e o início de 1945, onde a principal batalha travada foi a de Monte Castelo.
Atualmente, o Espírito Santo possui nove veteranos da FEB, que, apesar da idade avançada e limitações, carregam o orgulho para o solo espírito-santense.
Celebrando a data, no último fim de semana, foi homenageado, em Guaçuí, o veterano e herói de guerra da Força Expedicionária Brasileira, Agostinho Pereira da Silva, de 97 anos. Ele ainda demostra coragem, força, patriotismo, vitalidade e orgulho em ter participado da II Guerra Mundial, onde lutou e colaborou na luta armada pela liberdade do povo oprimido pelo regime nazista alemão.
Durante a homenagem prestada ao veterano de guerra, estiveram presentes as autoridades civis e militares junto aos familiares de Agostinho.