ter 5/março/2024 03:53
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Programa promete uma boa oportunidade para quem quer se livrar de dívidas Foto: Reprodução/Web

Aproveite a nova chance de se livrar das dívidas e tome cuidado com golpistas

Lilia-barros-05-09-2023
Lilia Barros

Uma notícia boa e outra ruim? Qual dar primeiro? A começar pela positividade da informação, foi prorrogada a oportunidade para quem quer se livrar de dívidas. Isso porque o programa Desenrola Brasil, do Governo Federal, estendeu a data para até o dia 31 de março, para alguns casos específicos.

E o Procon de Cachoeiro está atento para orientar os consumidores quanto ao protocolo de regularização do nome no mercado.

Por outro lado, uma grande preocupação são os golpistas que se despertaram para abusar da boa fé das pessoas e fazer vítimas de fraudes referentes a oportunidade oferecida pelo governo.

Para que o consumidor possa aproveitar a oportunidade sem cair em armadilhas, o Procon orienta os cidadãos a fugirem de negociações feitas por páginas de aplicativos de conversa, em que são oferecidas condições supervantajosas e descontos “imperdíveis”.

Nesse tipo de negociação, há pedidos de dados pessoais – telefone, endereço, número de conta de banco, número de documentos, senha; realização de pagamento on-line e até cliques em links falsos. Dessa forma, eles obtêm condições para extraviar dinheiro ou mesmo fazer compras com os cartões de crédito das vítimas.

O coordenador do Procon municipal, Luís Guimarães de Oliveira, alerta: “As pessoas que buscam renegociar suas dívidas com facilidades do Desenrola Brasil não devem aceitar intermediários e precisam buscar informações nos sites oficiais dos bancos e instituições. Ao realizar pagamentos, verifiquem, sempre, se o boleto ou o pix está em nome da empresa”, destaca.

Quer limpar o nome? Confira as condições do Desenrola Brasil

O Desenrola Brasil, anteriormente previsto para terminar em dezembro deste ano, teve seu prazo prorrogado para o dia 31 de março de 2024. A medida é válida para a Faixa 1 do programa, que conta com negociações feitas diretamente na plataforma do governo federal. Para a Faixa 2, o prazo continua sendo até 31 de dezembro de 2023.

Na faixa 1, estão pessoas físicas com renda bruta de até 2 salários-mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Elas podem negociar débitos bancários e não bancários (contas de luz, água e internet, por exemplo), cujos valores não ultrapassem R$ 20 mil.

Já na faixa 2, estão englobadas pessoas físicas que tenham renda mensal superior a 2 salários-mínimos e menor que R$ 20 mil que tenham dívidas bancárias negativadas no período de 1° de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2022.

Interessados devem acessar o site oficial do Desenrola e realizar login utilizando a conta “Gov.br” no nível prata, ouro ou até bronze. Com o login concluído, o usuário terá acesso à aba “Minhas Dívidas”, onde estarão listadas todas as que podem ser negociadas no programa, com informações sobre os descontos em cada oferta e a economia que o consumidor terá, se fizer a negociação.

Alegre_Caparao

Cachoeiro e Alegre recebem oficinas para construir plano “ES 500 anos”

GCM

Guarda Municipal apreende moto com placa adulterada em Cachoeiro

envelhecimento

Geração Z sofre de envelhecimento precoce. Por quê?

arma

Polícia Militar prende suspeito de tentativa de homicídio em Alegre

Comercio_tiros

Vídeo: Homem invade comércio e atira em duas pessoas em Divino São Lourenço

arte

Cachoeiro promove ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Pe_de_Meia

MEC lança Programa Pé-de-Meia no Espírito Santo

pipa2

Soltar pipa passa a ser considerado esporte no Espírito Santo, mas sem cerol

Leia mais