sex 19/dezembro/2025 04:26
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Artesã capixaba decorou casamento de Juma na novela Pantanal

A artesã Mikka Wentz está entre os 100 melhores artesãos do Brasil após conquistar o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Ela conta que a matéria que usa em seus trabalhos vem da feira, já que faz flores, arranjos, adornos e objetos decorativos com casca de cebola.

Os objetos decorativos bionaturais da artesã foram inclusive parar nas telinhas, no horário nobre. Ela já chegou a produzir mais de 8.500 mil peças para uma única cena de casamento em uma novela.

Mikka usou na decoração papéis artesanais de fibras diversas feitas à mão. E, em parceria com a empresa Papel Recriado, também capixaba, assinou a decoração da cerimônia da personagem Juma da novela Pantanal, da TV Globo, com suas flores.

”Minhas flores foram usadas em tudo quanto é lugar, desde a entrada da noiva, decoração dos bancos, altar da igreja, festa, bolo, a mesa do bolo”.

Os trabalhos de Mikka mostram toda a delicadeza e o cuidado no manuseio de papéis feitos a partir de fibras naturais.

A ideia de trabalhar com este tipo de artesanato surgiu a partir de uma provocação para produzir flores de papel em meados de 2014.

A artesã conta que já produzia flores em tecido, mas uma fornecedora propôs esse desafio, e na primeira gama de flores ela fez rosas em papel, da mesma forma que fazia em tecido, e ficou apaixonada.

Segundo Mikka, ela criou uma coleção de flores minúsculas de fibras naturais inspiradas na Mata Atlântica, nas flores do campo, fez pequenos buquês inspirados nas flores sempre-viva.

“Levei para uma feira, as pessoas se encantaram, mas não vendi praticamente nada. Mesmo assim, eu não desisti, continuei produzindo e vendendo para alguns clientes, e no outro ano, na mesma feira, uma produtora de uma emissora nacional gostou desse trabalho”, disse.

Segundo ela, o diferencial da sua arte, e o que faz com que o seu artesanato conquiste tantos públicos, está na sustentabilidade e no encantamento provocado pelos produtos.

Mika diz que sempre acreditou que o diferencial era o engajamento com a questão do ecoproduto e essa visão de cuidado com o meio ambiente e preservação da própria natureza humana, mas em uma consultoria do Sebrae/ES entendeu que vai além disso.

“O diferencial é que eu conto uma história através das fibras para emocionar as pessoas. E agora eu estou contando a história do Ticumbi”.

 

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

feira-livre-cachoeiro

Cachoeiro divulga horários especiais de feiras e mercados no fim de ano

festival-de-teatro-itapemirim-circo-dux

Festival leva teatro gratuito à Praia de Itaoca a partir desta quinta-feira

semesp-volei-cachoeiro

Cachoeiro encerra inscrições para Bolsa Atleta nesta sexta-feira

feminicidio-cachoeiro-17-12-2025-casa-faca-vitima-nossa-senhora-da-penha-

Mulher é esfaqueada e morta em Cachoeiro. Suspeito foi preso

academia-idoso2

Academia em Cachoeiro oferece período grátis para idosos de mais de 60 anos

estudante-material-escolar

Tribunal de Contas revoga suspensão de pregão do CIM Polo Sul para uniformes

cultura-popular-bate-flecha

Guaçuí recebe encontro de grupos tradicionais de bate-flecha

casagrande-posse-novos-professores-fase2

Estado recepciona mais 500 professores efetivos da rede pública

Leia mais