sáb 13/abril/2024 02:56
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
As informações do resgate foram dadas pelo comandante da Aeronáutica tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, na manhã deste domingo (8), em entrevista coletiva, no Itamaraty. Foto: Reprodução FAB/ Divulgação

Até amanhã (10), seis aeronaves devem resgatar brasileiros que vivem na zona de conflito em Israel

redacao
Redação Dia a Dia

O Brasil se prepara para repatriar, nesta terça-feira (10), os brasileiros que estão na região de conflito entre israelenses e palestinos e querem deixar o Oriente Médio. Estima-se que existam 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil na Palestina. Trinta brasileiros vivem na Faixa de Gaza.

O Comando da Aeronáutica tem seis aviões destinados, inicialmente, à operação de resgate de brasileiros que estejam em Israel. Há uma aeronave KC-30, com capacidade par 230 passageiros, que está pronta para decolar de Natal em direção a Roma, na Itália.

As informações foram dadas pelo comandante da Aeronáutica tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, na manhã deste domingo (8), em entrevista coletiva, no Itamaraty.

Segundo Damasceno, a primeira decolagem deve ser feita na segunda ou terça-feira, a depender da coordenação do Ministério das Relações Exteriores.

A decolagem, em Israel, deverá ser feita no aeroporto de Telaviv, no período da tarde, para facilitar o traslado dos brasileiros até o aeroporto. A ideia é que eles possam se locomover mais tranquilamente até o aeroporto, na parte da manhã.

Há outro KC-30 destinado para a missão e mais quatro aviões, dois de cada modelo: KC390, com capacidade para 80 passageiros, e o VC2, cedido pela presidência a República, com capacidade para 40 passageiros.

Neste primeiro momento, conforme Damasceno, a operação é voltada a brasileiros ligados à comunidade israelense. O governo estuda a operacionalização de iniciativa semelhantes em outras regiões do Oriente Médio.

Estado de guerra

O gabinete de segurança de Israel declarou oficialmente estado de guerra, de acordo com a assessoria de imprensa do governo neste domingo (8). A guerra “foi imposta ao Estado de Israel num ataque terrorista assassino a partir da Faixa de Gaza” no sábado (7), afirmou o comunicado do governo.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu que o país “se vingará poderosamente” pelo ataque de militantes palestinos. A declaração de guerra foi tomada de acordo com o Artigo 40 da Lei Básica de Israel, disse a assessoria de imprensa. Israel não tem uma constituição escrita, mas as suas 13 Leis básicas cumprem uma função semelhante.

O principal oficial das Forças de Defesa de Israel encarregado das atividades nos territórios palestinos disse após os ataques que o Hamas “abriu as portas do inferno”. Israel tem atacado Gaza com ataques aéreos, que mataram mais de 300 pessoas.

“Estamos embarcando em uma guerra longa e difícil. A guerra nos foi imposta por um ataque assassino do Hamas”, disse o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu após uma reunião do gabinete de segurança na qual foi determinada a resposta do país ao ataque surpresa.

Mortes em Israel

O número de pessoas mortas em Israel após os ataques do Hamas já é superior a 500, segundo informações do Zaka, um serviço de resgate de emergência especializado no tratamento de corpos de mortos. Esse número não contabiliza vítimas que tenham morrido em hospitais e clínicas, o que indica que deve aumentar nas próximas horas.

IPAJM

Beneficiários do IPAJM aniversariantes de janeiro a abril: recadastramento obrigatório termina no fim deste mês

Casa_cultura_Roberto_Carlos_12_04

Mapa do Turismo Brasileiro: Cachoeiro mantém bom desempenho e cumpre 100% dos requisitos

Carreta_tomba_BR101_12_04_2024

Carreta tomba na BR-101 e uma pessoa fica ferida, em Anchieta

Mutirão_limpeza_Mimoso_Sul_11_04_24

Voluntários peregrinos de 8 cidades arregaçam as mangas para limpar Mimoso do Sul

Carros_apreendidos_Marechal_Floriano_11_04_

Carro usado em roubo a estande de tiros é apreendido pela Polícia Civil

Diocese_Estudo_Bíblico_11_04_24

Mês da Bíblia é destaque no 1º Seminário Regional da Animação Bíblica da Pastoral

Projeto_Tamo_Chegando_Cachoeiro_11_04_24

Dia D do “Tamo Chegando” no Zumbi terá apresentação de Teatro Lambe-Lambe

Fazenda_Santa_Casa_Cachoeiro_11_04_24-

Fazenda da Santa Casa vai plantar 20 mil mudas para alimentar pacientes

Leia mais