A Prefeitura Municipal de Atílio Vivácqua lançou um Edital de Chamamento Público que visa à contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) para auxiliar no controle populacional de cães e gatos no município.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente o objetivo é interromper a reprodução indiscriminada desses animais, diminuindo a incidência de abandonos e transmissão de doenças, classificadas como zoonoses.
O edital está disponível no site da Prefeitura, no seguinte endereço: https://www.pmav.es.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcio Menegussi Menon, enfatiza que esta é uma política de saúde pública, dentro do novo conceito internacional que se chama Saúde Única ou One Health.
“A Saúde Única trata as saúdes humana, animal e ambiental como indissociáveis e integradas, e é reconhecida por organizações como a OMS (Organização Mundial da Saúde”, esclarece.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Os animais selecionados, segundo ele, passarão por avaliação médica veterinária pré-operatória, exames laboratoriais pré-operatórios, risco cirúrgico, agendamento de procedimentos anestésico-cirúrgicos de esterilização (conhecidos popularmente como “castração”).
Márcio explica que a concretização da realização do procedimento anestésico-cirúrgico de castração impede que cães e gatos tenham capacidade de se reproduzir, evitando filhotes, e ainda possuem indicação pelo fato de aumentar a qualidade e o tempo de vida dos animais castrados, evitando, inclusive, doenças ao longo da vida.
A ação, acrescenta Menon, vai dar a oportunidade aos munícipes que não podem pagar pelo serviço veterinário de “castração” e aos protetores de animais que, de fato, contribuem com a causa animal.
“É a primeira vez que Atílio Vivácqua adota uma política pública para os animais e, consequentemente, para a população”, finaliza.