dom 5/maio/2024 19:07
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Papa João Paulo em uma de suas escaladas pelos Alpes. Foto Looke

Sobre Homens e Montanhas: Papa João Paulo II

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Papa João Paulo nos arredores do Mont Blanc. Foto divulgação.

 

A montanha é minha forma de rezar, porque se eu escalo estou tão concentrado naquilo, que me torno vazio e aberto a novas experiências. Reinhold Messner

 

Um Montanhista chamado Karol Wojtyla

Filho de um oficial Austro Húngaro, cujo nome era homônimo ao seu, com Emília Kaczorowska. Karol Wojtyla, que nasceu no dia 05 de maio de 1920, mal imaginava o que a História lhe reservaria, que viria a se tornar um dos homens mais influentes do Mundo, através da fé cristã.

Como filho de militar, Karol e seu irmão Edmund Wojtyla possuíam em seu DNA o amor pela aventura e pelo Montanhismo, e começou a conquistar montanhas desde cedo. Ele amava as montanhas polonesas, falava que elas eram as “Suas montanhas”. Ele já fazia longos passeios, desde quando era jovem. Os montes Tatras, na Polônia, eram os seus prediletos, onde no verão fazia caminhadas com grupos de jovens. E uma vez que tenha se tornado Papa, ele levou para seu pontificado essa paixão. Ele também gostava de canoagem e esqui.

 

Canoagem, outra de suas paixões. Foto divulgação

 

Para ele as montanhas representavam uma “escola de elevação espiritual”, nas palavras de Alberto Maria Careggio, bispo de Ventimiglia e Sanremo, que foi o primeiro organizador das férias de verão do Papa em Vale de Aosta. E ainda contava que quando o Papa estava esquiando ou escalando sempre subia as encostas a pé, com os esquis no ombro, para permanecer em total silencio e meditação.

Poliglota, sendo fluente em diversas línguas, incluindo polonês, italiano, inglês, francês, alemão, espanhol, português e latim e  apreciador de literatura, o Papa  continuou escalando ate os 60 anos de idade, quando sofreu o atentado e sua saúde começou declinar.

 

Mont Blanc a sua montanha favorita

O Mont Blanc ou  montanha branca é a maior montanha dos Alpes Suíços e da União Europeia e a segunda maior montanha da Europa, perdendo apenas para o Monte Elbrus.

Ela possui  notáveis 4.808 metros, e era uma das montanhas favoritas do Papa João Paulo, onde teve seu primeiro contato com ela em uma viagem pastoral em 1986 como parte das comemorações do bicentenário da primeira conquista dessa icônica montanha. Ele não só alcançou o cume como também voltou lá mais umas dez vezes, sua ultima visita foi no ano de 2004.

 

A Montanha João Paulo II

Uma montanha com quase mil e quinhentos metros, no Polo Sul foi batizada com o seu nome em homenagem a seus 25 anos de pontificado e pelo extenuante trabalho pela Paz Mundial. Uma vez que ele buscava entendimento entre todas as nações e ter sido o primeiro Papa a orar em uma mesquita.

 

A  amizade com o montanhista Lino Zani

Lino Zani é um montanhista e instrutor de esqui, dos montes Adamello, que durante a estadia do Papa João Paulo II  no chalé de esqui da família, serviu de guia para o Papa e sua equipe e assim, o que começou com uma singela relação comercial logo se tornaria uma sincera e forte amizade. Lino se entregaria a orientação espiritual do Papa, e se inspirou a realizar o maior de seus sonhos: escalar o Monte Everest.

O Papa e seu amigo Lino Zani. Foto divulgação

O Papa João Paulo por esse feito extraordinário lhe concedeu o título de o Apóstolo das Montanhas e em 2011,para retribuir e homenagear o homem que mudaria sua vida para sempre, ele decide escrever um livro chamado Santo e Homem, que conta a história da bela amizade nascida nas suas montanhas com João Paulo II. E em 2013 o livro vira filme, com o título Não tenha medo, uma amizade com o Papa Wojtyla.

Livro de Lino Zani. Foto divulgação

 

Montanhismo e História em Quadrinhos

Pela sua incrível trajetória, foi lançada uma história em quadrinhos como uma homenagem. A iniciativa e da editora polonesa Bialy Kruk. Um exemplar raríssimo com destaque para a sua capa, onde vemos o Papa em sua juventude praticando o montanhismo.

 

HQ do Papa com destaque para a capa. Foto divulgação.

A Marvel Comics tambem lançou uma HQ biográfica, igualmente rara sobre o Papa João Paulo II.

 

HQ raríssima da Marvel Comics.

 

Montanhas mais relevantes que escalou

  1.  Mont Blanc 4.808 metros
  2.  Monte Adamello 3.539 metros
  3.  Pico Kasprowy Wierch 1.987 metros
  4.  Pico Giewont  1.895 metros
  5.  Monte  Gubałówka 1.126 metros

 

Insígnia da Madeira e o Movimento Escoteiro

E pelo seu amor a mãe natureza e por sua dedicação ao montanhismo e também pela grande admiração que sempre nutriu pelo Movimento Escoteiro, em 1986 a Associação Católica de Guias e Escoteiros da Itália concedeu ao Papa João Paulo II a Insígnia da Madeira, de forma honorária. E em 23 de outubro de 2004, ele abençoou todo movimento escoteiro, que  na ocasião, havia 10 mil escoteiros italianos presentes na Praça de São Pedro

 

Nossa Senhora de Fatima

 Karol Wojtyla  era devoto de Nossa Senhora de Fátima, uma vez que segundo ele foi ela quem o salvou do atentado que sofrera no dia 13 de maio de 1983. Curioso que o dia de 13 de maio foi o dia que ela apareceu pela primeira vez aos pastorzinhos na cova da Iria em 1917.

 

Conclusão

O Papa foi um homem a frente de seu tempo, um visionário e incansável guerreiro da fé. Um sacerdote querido e amado, conhecido pela seu enorme carisma e sua grande capacidade de liderança. Um verdadeiro exemplo de perseverança e benignidade. Um simples homem  que emergiu de um país comunista para ensinar ao mundo o amor a nosso senhor Jesus Cristo, o nosso Príncipe da Paz e amor a sua mãe Maria.

Além de ter escalado inúmeras montanhas,  sempre com o objetivo de estar cada vez mais pertinho do céu, durante todo o tempo em que esteve à frente da Igreja Católica, ele visitou 129 países nos cinco continentes. Realizou várias cerimônias, e  proclamou 1.338 beatos e 482 santos.

Veio a falecer no dia 2 de abril de 2005, aos 84 anos, encerrando um pontificado de 26 anos.

E em 1º de maio de 2011, João Paulo II é proclamado beato por Bento XVI no Vaticano, ele se torna o Padroeiro da Jornada Mundial da Juventude

Encerro meu texto com o refrão da música que o marcou aqui no Brasil.

“A bênção, João de Deus. Nosso povo te abraça. Tu vens em missão de paz. Sê bem-vindo. E abençoa este povo que te ama!”

 

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais:

 

O vídeo a seguir e sobre uma das montanhas preferidas do Papa

 

 

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
baloes-mimoso-04-05-2024

Crianças soltam balões em homenagem às vítimas da enchente em Mimoso

bandidos-live-bom-jesus-04-05-2024

Dupla é presa pela polícia após realizar live ostentando arma e drogas

assalto-a-mão-armada-motocilcistas

Motoqueiro atira, mata um homem e deixa outro ferido em Mimoso do Sul

bombeiros-resgate-rio-grande-do-sul-03-05-2024

Bombeiros capixabas partem para o Rio Grande do Sul auxiliar no resgate às vítimas das chuvas

droga-caparao-03-05-2024

Seis presos e droga apreendida em operação da PM no Caparaó

elevador-camara-03-05-2024

Câmara inaugura novo elevador e demais obras de acessibilidade e segurança

curso-on-line-02-05-2024

Inscrições abertas para 20 mil vagas em cursos profissionalizantes do QualificarES

peritos-auxiliares-02-05-2024

Vinte novos profissionais vão atuar nos serviços de Perícia Criminal do Espírito Santo

Leia mais