sex 26/julho/2024 21:24
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Morador lava as mãos durante pandemia. Foto: Freepik

Atitudes sustentáveis com água e resíduos são essenciais na pandemia

redacao
Redação Dia a Dia

Nestes cinco meses em que a população precisou ficar em casa e adotar medidas de distanciamento social por conta do novo coronavírus, atitudes sustentáveis passaram a fazer parte do cotidiano de muitas pessoas, que passaram a se informar sobre consumo consciente da água até a forma adequada do descarte de resíduos para não comprometer as redes de esgoto.

Dentro de casa, a água é a grande responsável por garantir a higienização adequada das pessoas, dos objetos e do ambiente. E as autoridades de saúde alertam que a prevenção ao coronavírus requer que a higienização das mãos seja levada a sério. Ou seja, somente uma passadinha de água nas mãos não elimina as bactérias e os vírus. É recomendado lavar as mãos com água e sabão num ritual completo que dura de 40 a 60 segundos.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto, ressalta que é fundamental fazer o uso adequado da água, de acordo com o necessário e sem desperdício, praticando o consumo consciente.

“Para lavar frequentemente as mãos, por exemplo, não é necessário ficar com a torneira aberta o tempo todo em que faz a higienização com o sabão”, destaca Fernando Cortez, Coordenador Operacional da concessionária.

Higienização de alimentos

Da mesma forma, o consumo consciente deve estar presente no momento da higienização dos alimentos e das embalagens. Basta uma solução de uma 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água, após a lavagem dos itens com água e sabão neutro. A recomendação é deixar o alimento de molho por 10 minutos.

O aumento da produção dos resíduos domésticos também foi outra mudança acarretada pela presença das pessoas por mais tempo em casa.

Legumes e verduras precisam ser higienizados antes do consumo. Foto ilustrativa: Pixabay

“Resíduos como resto de comida e papel higiênico, que em algum momento, erroneamente, foram lançados respectivamente na pia da cozinha e no vaso sanitário, tiveram como destino a rede de esgoto, podendo gerar algum tipo de problema. Entre eles, entupimento das ligações ou das redes e consequentes extravasamentos, podendo causar até retorno de esgoto para dentro dos imóveis, colocando em risco a saúde e o bem-estar de todos”, explica Fernando Cortez.

Mensalmente, a BRK Ambiental em Cachoeiro recolhe aproximadamente 20 toneladas de resíduos das redes coletoras de esgoto do município, entre eles restos de comida, fios de cabelo, fio dental, preservativos, cotonetes, guimbas de cigarro, absorventes, sacolas plásticas e, até mesmo, fraldas descartáveis.

“As atitudes conscientes precisam ser continuamente reforçadas e devem ser uma mudança de comportamento de todos nós para o bem coletivo”, reforça o coordenador operacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aquaviário

Grande Vitória vai ter cinco novas estações do Aquaviário

gado-rebanho-vaca-26-07-2024

Polícia investiga furto de gado em fazenda de Mimoso do Sul

Luna Hardman - foto Rafael Silva

Segunda etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding agita as ondas de Guarapari

Abertura Fenaci Feira de Negocios 2024 - 24-07 (8)

Feira de Negócios e Agroturismo de Cachoeiro é aberta com grandes expectativas

trabalho-escravo-25-07-2024 - 1

Mulher resgatada após trabalhar 46 anos como doméstica sem salário

dinheiro-falso-25-07-2024

Casal do Espírito Santo investigado por espalhar dinheiro falso pelos Correios

cafu_2 - conmebol

Cafu, o capitão do Penta, faz palestra na Feira de Negócios de Cachoeiro

victor-coelho-24-07-2024 (1)

Excelência em gestão: Cachoeiro conquista certificação Safira da Caixa Econômica

Leia mais