O prefeito de Cachoeiro Victor Coelho e o secretário de Estado da Fazenda do Espírito Santo, Marcelo Martins Altoé se reuniram na última semana para discutir ações para a atração de novos negócios para o município.
O objetivo do encontro foi a discussão sobre medidas para o fortalecimento do ambiente de negócios e atração de novas empresas para o interior capixaba, por meio da parceria com o Governo do Estado.
Dentre as ações estão a identificação de áreas no município capazes de abrigar novas indústrias e a concessão de benefícios fiscais.
Tudo com a finalidade de estimular novas indústrias a se fixarem em Cachoeiro, e, consequentemente, contribuírem com a geração de mais emprego e renda no município.
Durante o encontro, o secretário Marcelo Altoé destacou que Cachoeiro é uma das cidades aptas a receberem os incentivos estaduais, em especial, devido às características promissoras.
O secretário estadual destacou que as vantagens são tanto nas áreas de localização geográfica e logística, quanto aos avanços em mobilidade, tecnologia e infraestrutura, resultado de investimentos municipais e estaduais nos últimos anos.
“A Secretaria de Estado da Fazenda tem feito esse trabalho de dialogar com os municípios capixabas sobre o funcionamento da concessão de incentivos fiscais pelo Estado na atração dos investimentos, e Cachoeiro, como polo no sul do Estado, tem um papel fundamental para a ampliação do bolsão de desenvolvimento na região e atração de novas indústrias”, afirma Altoé.
O prefeito destacou a importância da parceria entre Cachoeiro e o Governo do Estado e ressalta que já foram alcançados muitos avanços, em especial, na gestão fiscal e financeira do município.
“Além dos investimentos em infraestrutura e logística. O nosso objetivo é trazer novas empresas que vão trazer mais desenvolvimento para a nossa região, o que inclui melhoria na geração de emprego e renda”, explicou Victor Coelho.
A Prefeitura de Cachoeiro apontou os principais motivos pelos quais se deve investir no município. Entre eles o fato de ser vice-líder em competitividade no Espírito Santo, atrás apenas da capital Vitória.
E também por reunir uma série de atributos desejados pelos investidores. Outra vantagem apontada pelo Executivo municipal é que tem investido fortemente em infraestrutura, um dos principais fatores para atração de investimentos privados.
Ressalta ainda que em parceria com o governo estadual toca o maior pacote de investimentos públicos da história do município: mais de meio bilhão de reais em obras de urbanização e melhorias em áreas como saúde, mobilidade e educação.
Incentivos fiscais
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
A prefeitura destacou ainda que Cachoeiro tem um programa de concessão de incentivos fiscais (lei 7.692/2019 e decreto 28.750/2019) para atividades econômicas e geração de empregos. Isenção e redução de impostos e taxas estão entre os benefícios concedidos a quem investe no município.
Plano Diretor e desburocratização
Maior polo de processamento de rochas ornamentais das Américas e centro regional de serviços e comércio, Cachoeiro acaba de atualizar seu Plano Diretor Municipal (PDM), o que contribuiu para desburocratizar a abertura e instalação de indústrias e empresas.
Outra importante medida desburocratizante é a dispensa de alvarás e licença para mais de 500 atividades econômicas, o que coloca o município entre as cidades brasileiras com maior número de atividades dispensadas.
Localização estratégica
Com localização privilegiada, Cachoeiro está perto de rodovias, portos e da capital Vitória (136 km). Em breve, será beneficiada com investimentos na atividade portuária no litoral sul-capixaba e na ampliação do aeroporto municipal, que passará a operar com voos comerciais.
Credibilidade e reconhecimento
Cachoeiro também é sinônimo de credibilidade, estabilidade e tranquilidade para os investidores, qualidades conquistadas com gestão fiscal responsável e transparência pública reconhecidas nacionalmente.
Pelo sexto ano consecutivo, o município é nota A na avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag) feita pela Secretaria do Tesouro Nacional. No Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, do mesmo órgão federal, é primeiro lugar no ES.
É, ainda, um dos mais transparentes do estado e, ano a ano, evolui no ranking das 100 cidades mais inteligentes do Brasil.