Uma audiência pública marcada para esta quinta-feira (25) na Câmara Municipal de Cachoeiro vai discutir as políticas públicas municipal e estadual de defesa dos direitos da criança e do adolescente.
A proposta da audiência, que começa às 14 horas, é também apresentar os programas, ações e ferramentas disponibilizados para o atendimento da sociedade.
A organização é do presidente da Casa, vereador Alexon Cipriano (PROS), com o apoio dos vereadores e do deputado estadual Delegado Lorenzo Pasolini (PRP).
Representantes do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, além de outros organismos, também estarão presentes.
O vereador ressaltou que a audiência abre um canal para a apresentação de críticas e propostas para a melhoria do atendimento.
“A sociedade não pode mais adiar a responsabilidade de oferecer proteção e uma vida digna aos menores”, afirma Alexon.
Ele informou que busca sensibilizar as autoridades estaduais em busca da implantação de uma Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) em Cachoeiro.
De outubro de 2017 a setembro de 2018, foram abertos 570 inquéritos com vítimas menores, sendo que 70% dos casos são referentes crimes sexuais.
Também são registrados casos de maus tratos e espancamento no ambiente doméstico; escravidão infantil e falta de assistência familiar, entre outros.
Além disso, o Espírito Santo é um dos dez estados com maior número de mortes de crianças e adolescentes com armas, por envolvimento com o tráfico de drogas, que tem grande poder de aliciamento de menores em áreas de risco social.