O Comitê de Crise do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) decidiu manter a suspensão das atividades letivas presenciais até o próximo dia 3 de abril. A definição acompanha a decisão do governo do Espírito Santo, com base no decreto de emergência em saúde pública no Estado, que estabelece medidas sanitárias e administrativas para prevenção, controle e contenção de riscos decorrentes da pandemia do coronavírus (Covid-19).
Já a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) aprovou a prorrogação da suspensão das atividades presenciais e aulas até o dia 6 de abril.
Dirigentes de todos os campi do Ifes relataram a impossibilidade de realização imediata de aulas dos cursos técnicos e superiores por meio da educação à distância, conforme autoriza a Portaria 343/2020 do Ministério da Educação. Por isso, por enquanto, o calendário acadêmico está suspenso e as aulas serão repostas.
Com relação à pós-graduação, que compreende os cursos de especialização e os mestrados do Ifes, cada programa poderá optar por realizar as aulas a distância ou não, desde que os estudantes não sejam prejudicados e que não ocorram atividades presenciais. As atividades dos cursos a distância continuam acontecendo, sem encontros presenciais.
Conforme divulgado no último dia 17 de março, as atividades administrativas permanecem acontecendo preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo continua suspenso. A próxima reunião do Comitê de Crise do Ifes está agendada para a próxima quarta-feira (1º).
No Sul do Espírito Santo, o Ifes possui campi em Cachoeiro de Itapemirim, Piúma e em Alegre.