As aulas nas escolas municipais de Cachoeiro, que tem mais de 19 mil estudantes matriculados, começarão na próxima segunda-feira (7) – com exceção das unidades de ensino de tempo integral, que voltarão às atividades no dia 9 de fevereiro.
As aulas serão presenciais e as escolas seguirão aplicando protocolos de segurança contra o coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras de proteção para alunos e servidores, disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, aferição de temperatura corporal, limpeza dos ambientes e distanciamento nas salas de aula, refeitórios e demais espaços.
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) orienta pais e responsáveis que solicitaram matrícula nova na rede municipal de ensino a conferirem no Portal do Aluno (prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/educaci/portalaluno) se o status do pedido está como “atendido”.
Caso não esteja, é necessário entrar em contato com a unidade de ensino para a qual foi solicitada a vaga ou com a Seme, pelo telefone 3155-5217.
No caso de rematrícula, os pais podem procurar a unidade de ensino das 7h às 18h para atualização dos documentos necessários: cópia do cartão de vacina atualizado, acompanhada de declaração expedida pela unidade de saúde e, em caso de alunos com deficiência, o responsável terá que apresentar, também, laudo médico atualizado.
A secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens, diz que 2022 será um ano crucial para a retomada do ritmo das atividades escolares.
“Vamos aplicar avaliações diagnósticas em todas as turmas do 1º ao 9º ano para saber que conteúdos precisam ser trabalhados de forma mais intensiva com os alunos e oferecer aulas de reforço”, antecipa.
Mais escolas de tempo integral
Neste ano, mais três escolas da rede municipal funcionarão no sistema de tempo integral. São elas a “Nossa Senhora das Graças”, no bairro Agostinho Simonato; “Dona Maria Santana”, no bairro Basileia; e “Prof. Elísio Cortes Imperial”, no bairro Teixeira Leite. Serão atendidos, ao todo, cerca de 370 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Assim, a rede municipal de ensino passará a contar com sete unidades de tempo integral. As outras quatro são “Julieta Deps Tallon”, do bairro Zumbi; “Prof. Athayr Cagnin”, do bairro Abelardo Machado; “Prof. Florisbelo Neves”, do bairro Novo Parque; e “Prof. José Paineiras Filho”, do bairro Costa e Silva.