Na tarde da última terça-feira (19), a auxiliar de enfermagem Veranilza Maifredo Trugilho foi a primeira moradora de Atílio Vivácqua a receber a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). Servidora da Prefeitura, ela atua na sala de Imunização Municipal, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
A vacina aplicada foi a Coronavac, desenvolvida em parceria pela empresa chinesa Sinovac e o Instituto Butantan. Com isso, o município atiliense sai na frente no combate à doença, ao ser um dos primeiros, tanto na busca das doses junto ao Estado, quanto no início das aplicações, no Sul capixaba.
“Estamos diante de um momento muito importante para o nosso município. Agradecemos ao Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e ao Governo do Estado, através de sua Secretaria de Saúde”, salienta o prefeito Josemar Machado Fernandes.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“É muito gratificante o empenho de todos os envolvidos. É muito emocionante o nosso município ter se organizado para buscar o imunobiológico e ser um dos primeiros da região sulina a iniciar a imunização contra o Covid-19. Sabemos que muitas vidas se perderam e agora veio um momento de grande esperança e expectativa para todos nossos munícipes. Esperamos em breve receber o quantitativo suficiente para que possamos imunizar todos os públicos-alvo de Atílio Vivácqua”, destaca a secretária municipal de Saúde, Marcia Passabom Cristo.
Ela também esclarece que, neste primeiro momento, serão vacinados os profissionais de saúde que atuam no atendimento a pacientes de coronavírus.
“Recebemos somente 60 doses, o que dá um total de 24% de profissionais de saúde atuantes na linha de frente ao Covid-19. Ao todo, serão necessárias 250 doses para esses profissionais. O restante das doses será entregue ao município, de maneira fracionada, e os demais profissionais vão ser vacinados de acordo com a regulamentação vigente”, complementa Marcia.