O balanço 2023 do Estado do Espírito Santo, feito pelo governador Renato Casagrande, durante coletiva à imprensa, nesta quinta-feira (21), no Jaguará Tennis Club, em Cachoeiro, norteou temas como investimentos em obras, crise hídrica e eleições 2024.
Um dos principais destaques feitos por Casagrande foi o início das obras na Rodovia do Frade (BR-488) que liga Cachoeiro a BR-101.
“Estamos ajustando com a concessionária de energia, tratando da instalação de postes, para começar a duplicação da rodovia do Frade. Publicaremos o edital na próxima semana ou no início de 2024. Estamos reabilitando também as vias em Cachoeiro, Castelo, Iúna, Muniz Freire, Venda Nova do Imigrante. Queremos integrar toda a região.”
Casagrande ressaltou também as obras de infraestrutura, reforma de escolas, construção de Unidades de Saúde, espaços para esporte e investimento em serviço social como grandes conquistas do seu mandato, que somaram investimentos da ordem de R$ 4 bilhões só na região Sul do Estado.
Crise hídrica
A crise hídrica é uma preocupação que fez o Estado se reunir com lideranças da indústria e agricultura a fim de evitar gasto de água que possa prejudicar o abastecimento futuro. O governador lembrou do alerta feito pela Defesa Civil para a escasses do recurso.
“Os meses de novembro e dezembro são meses de chuva, mas neste ano, o histórico de chuva está menor que de outros anos. Já alertei, inclusive, a região norete para necessidade de economizar a água, tanto a industria, agricultura como pessoas fisicas em suas casas para não agravar o abastecimento em algumas comunidades e evitar que a agricultura capixaba sofra.
O governador se reuniu com prefeitos, vice-prefeitos e lideranças dos municípios do Prodnort, na tarde desta quarta-feira (20), em Pedro Canário, para tratar sobre a crise hídrica.
A região sofre com uma forte estiagem, mas segundo o governador, a previsão é de chuvas para os próximos dias e o cenário pode ter uma pequena melhora.
Eleições 2024
Questionado sobre como pretende se posicionar nas eleições 2024, Casagrande deixou claro que seu objetivo é agregar as forças politicas e respeitar as candidaturas, além de se aproximar de quem sabe agregar e conviver.
Ele avisa que seu apoio vai ser definido com seus aliados que andaram com ele. Disse que pretende dialogar para que seus aliados de cada município estejam juntos.
“Não posso esquecer a eleição para governador que foi muito violenta. Precisamos combater a lacração. Meu maior desafio é saber conviver nesse ambiente polarizado de forma civilizada, respeitando todas as candidaturas e minha maior conquista foi colocar velocidade nas ações de mandato.”