Já foi publicada no Diário Oficial do Estado a contratação da empresa que vai realizar o concurso para o cargo de Auditor do Estado da Secretaria de Controle e Transparência (Secont).
A empresa responsável pelo certame será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O próximo passo será a elaboração do edital de abertura do concurso.
O Cebraspe, antigo Cespe-UNB, é considerada uma das bancas mais difíceis do país, uma vez que cada resposta errada do candidato anula uma certa, diminuindo de forma significativa as chances dos menos preparados.
Serão disponibilizadas 12 vagas, com possibilidade de cadastro de reserva e salário base inicial de R$ 9.653,06. Os Auditores do Estado são responsáveis por analisar previamente as compras e convênios de valores significativos, verificando se as regras e boas práticas administrativas foram seguidas pelos órgãos públicos, o que ajuda a evitar compras antieconômicas e paralisações nos processos licitatórios.
Também realizam o acompanhamento concomitante das contas públicas estaduais, verificando o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Além disso, fazem auditorias na execução de obras, serviços, convênios, aquisições de bens, e realizam ações para o fortalecimento da transparência pública e do controle social.
Outras atribuições dos Auditores do Estado são planejar e executar ações de prevenção e combate à corrupção, além de supervisionar as investigações instauradas para apurar atos lesivos à Administração Pública praticados por pessoas jurídicas, como fraudes em compras públicas.
O último concurso para provimento de cargos de Auditor do Estado aconteceu em 2009. Foram ofertadas, incialmente, 15 vagas, mas ocupadas outras 18, totalizando 33 admissões.