A Polícia Militar de Mimoso do Sul apreendeu na tarde de quinta-feira (01), cerca de 200 kg de pregos e chapas que fixam os trilhos da linha de ferro. A ação foi próximo à antiga Usina Hidrelétrica, distante aproximadamente cinco quilômetros da sede do município. Os ladrões não foram presos.
Os policiais chegaram até o local a partir de denúncias anônimas que davam conta de homens soltando os parafusos e as chapas da linha férrea e colocando em galões de leite, no lombo de um burro. Eles já estavam prontos para transportar as peças. Os roubos têm sido comuns e e a suspeita é que o material esteja sendo vendido em ferro velho.
Quando a polícia chegou ao local, que é cercado de mato, os bandidos fugiram e deixaram o burro para trás. Segundo a PM os ladrões fazem isso para facilitar o roubo dos trilhos, cujo transporte é feito posteriormente por um caminhão munck. Eles são muito pesados e impossível de serem carregados de outra forma.
O furto de trilhos está previsto no código penal sob o artigo 260, com pena de prisão de dois a cinco anos, mais multa. Não é a primeira vez que parte da história centenária é transformada em sucata.
Veja outras matérias sobre o assunto:
https://diaadiaes.com.br/furtos-de-trilhos-da-estrada-de-ferro-nao-param-em-mimoso-do-sul/
https://diaadiaes.com.br/o-passado-do-futuro-parte-5/