sex 24/maio/2024 06:48
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Bienal Rubem Braga recebe mais de 10 mil estudantes

redacao
Redação Dia a Dia

Segundo informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), 60 escolas participaram das atividades oferecidas pela Bienal Rubem Braga. Mais de 10 mil alunos foram alcançados entre segunda (23) e sexta-feira (27). O trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O que se viu foi muito conhecimento, diversão e alegria através das apresentações de cosplayers de personagens de quadrinhos, contação de histórias e oficinas artesanais aos estudantes.

Nesta sexta, as crianças da escola municipal Luiz Pinheiro, no bairro Coronel Borges, receberam as apresentações da Arena Itinerante Zig Braga.

Voltada para alunos da Educação Infantil, Pré-escola e Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino, na atividade, personagens da cultura pop e da literatura infantil brasileira contaram histórias que maravilharam os pequenos.

Com os olhos brilhando e um grande sorriso, Nicolas Oliveira, de sete anos, ficou encantado com o cosplay do Capitão América. “Eu gostei muito que ele veio, porque vejo todos os filmes”, expressou, empolgado.

Já a pequena Kêmile Cristine amou a participação da Cuca, personagem marcante de Monteiro Lobato: “Eu gostei muito da Cuca; eu vejo o desenho do Sítio do Pica-Pau Amarelo todos os dias e gostei que ela veio na minha escola”.

Além desses dois personagens, a ação ainda contou com a participação do Homem-Aranha, Homem de Ferro e do Hulk, aparição que deixou os estudantes mais empolgados.

“Foi tudo muito legal! Poderia acontecer mais vezes, gostei muito da história e aprendi bastante coisa”, ressalta a aluna do quinto ano, Maria Oliveira.

A professora Simone Alves Caetano destaca que a ideia de trazer a Bienal para dentro das escolas foi maravilhosa porque este é um evento que apresenta o mundo da literatura, e que para os pequenos é muito importante ter esse contato o quanto antes.

“A literatura infantil é uma grande aliada no ensino-aprendizagem, porque desperta a criatividade, imaginação e é uma forma lúdica de ensinar”, completa.

Além da Arena Zig Braga, a programação da edição 2022 da Bienal Rubem Braga nas escolas de Cachoeiro incluiu, também, o Espaço Itinerante O Menino e o Tuim, voltado para alunos do Ensino Fundamental II, das redes particular e estadual, com a realização das oficinas Fazendo Arte com a Terra da Cidade e Pedras Encantadas.

As atividades são realizadas com a utilização de materiais recicláveis como forma de produção artística, em uma abordagem direcionada, também, à educação ambiental.

 

City Tour Afetivo Rubem Braga

Outra atração da Bienal voltada para estudantes de Cachoeiro e região, foi o City Tour Afetivo Rubem Braga, que apresentou lugares marcantes na vida do escritor cachoeirense.

Os visitantes conheceram o Centro Operário, a Casa da Memória e o Museu Ferroviário, locais que serviram de inspirações para crônicas de Braga.

“A 8ª Bienal trouxe experiências marcantes e aprendizados importantes, sobretudo, para os estudantes. Cumpriu seu papel junto a esse público, incentivando o exercício da leitura, da imaginação, da criatividade e da busca pelo conhecimento”, expressa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

culto-mimoso-23-05-2024

Mimoso do Sul: Culto de ação de graças marca 60 dias da enchente e faz homenagem às vítimas

prisao-presidente-kennedy-22-05-2024

Homem é preso após simular acidente de trânsito para matar desafeto em Presidente Kennedy

Baile de Gala 2023b-22-05-2024

Sob nova direção, Caçadores Carnavalescos promete um Baile de Gala inesquecível

roberto-valadao-b-22-05-2024

Governador e prefeito de Cachoeiro decretam luto de três dias pela morte de Valadão

bonecos-croche-presidio

Detentos capixabas produzem bonecos de super-heróis para crianças vítimas da chuva em Mimoso

roberto-valadao-22-05-2024

Cachoeiro perde Roberto Valadão, um de seus filhos mais ilustres

posto-oasis-lacrado-c-15-05-2024

A prefeitura estaria infringindo a lei se renovasse concessão do Posto Oásis, afirma procurador

frio-parque-nacional-caparao-21-05-2024 (1)

Frio abaixo de zero e geada transformam paisagem do Parque Nacional do Caparaó

Leia mais