sex 1/março/2024 08:07
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Um dos principais eventos literários do Espírito Santo, em Cachoeiro, acontece a Bienal Rubem Braga Foto: Divulgação/PMCI

Bienal e ações culturais homenageiam Rubem Braga em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

Em Cachoeiro, terra natal do cronista Rubem Braga, o munícipio realiza homenagens ao escritor por meio de nomeação de prédio público e ações culturais.

Bienal Rubem Braga

Um dos principais eventos literários do Espírito Santo, em Cachoeiro, acontece a Bienal Rubem Braga. O evento, um dos mais aguardados da cidade, conta com a participação de escritores e artistas que se destacam no país e até internacionalmente.

O objetivo da festa é facilitar o contato do público com a literatura, incentivar as crianças e os jovens ao hábito da leitura, lançar novos autores, além de fortalecer a memória de Rubem Braga como um dos grandes nomes na literatura brasileira.

Casa dos Braga

Um dos centros culturais mais apreciados de Cachoeiro é a Casa dos Braga. Localizado na rua Vinte e Cinco de Março, Centro, o espaço, aberto, gratuitamente para visitação, contém ampla coleção relacionada à família Braga, com mobiliário original de época e obras de arte, como um retrato de Rubem pintado por ninguém menos que o grande compositor Dorival Caymmi.

Teatro Rubem Braga

A Prefeitura de Cachoeiro está trabalhando para recuperar e reabrir o Teatro Municipal Rubem Braga, parcialmente destruído pela última grande enchente que atingiu o município.

Inaugurado há mais de 20 anos, o espaço receberá ampla reforma, que o tornará um dos teatros mais modernos do ES, apto a receber grandes espetáculos.

Lei Rubem Braga

A Lei Rubem Braga é o principal mecanismo de fomento a novos projetos artísticos e culturais de Cachoeiro de Itapemirim. Já viabilizou centenas de eventos e produtos culturais, ao financiar iniciativas de diferentes áreas artísticas.

Lançado em dezembro de 2023, o mais recente edital está com inscrições abertas, em que serão contemplados, pelo menos, 32 propostas em 11 segmentos, com orçamento máximo de R$ 18 mil cada, a serem desenvolvidos por artistas e entidades do município. No total, serão investidos R$ 650 mil.

Comenda Rubem Braga

Anualmente, durante as comemorações da Festa de Cachoeiro, a gestão municipal realiza a entrega das comendas Rubem e Newton Braga, concedidas a artistas, intelectuais, figuras públicas e personalidades ligadas ao município que tenham contribuído com seu desenvolvimento socioeconômico e cultural.

moto_cachoeiro

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Casteglione

PT lança Casteglione pré-candidato de Cachoeiro nesta sexta-feira

RampadoMirante_VargemAlta (1)

Aprovado projeto sobre rampa de voo livre entre Cachoeiro e Vargem Alta

2º Prêmio da Música Capixaba - crédito_Amanda Miranda (2)

3º Prêmio da Música Capixaba: inscrições só até hoje

Veraldino_Marinho

29 de fevereiro, o dia de quem comemora aniversário a cada quatro anos

PRF

PRF faz sequência de prisões e apreensões em quatro cidades do ES

Cuidados_dengue

Espírito Santo é referência para o Dia D contra dengue neste sábado (2)

Fundos_Municipais

Contribuintes destinam parte do Imposto de Renda a fundos municipais

Leia mais