Os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021, de Cachoeiro de Itapemirim, foram disponibilizados nesta segunda-feira (20).
O vencimento da cota única e da primeira parcela do imposto será no dia 15 de outubro. A segunda e a terceira parcelas vencem em 16 de novembro e 15 de dezembro, respectivamente.
O contribuinte pode ter acesso aos boletos de três formas: acessando o site prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/iptu2021, preenchendo um formulário na página prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/iptudigital e solicitando o documento por e-mail, ou recorrendo ao WhatsApp Cachoeiro Online – (28) 98803-9552. O atendimento, nesse canal, é automatizado: ao escolher a opção “IPTU 2021”, o usuário recebe o link para a página do IPTU.
Descontos
Quem pagar o IPTU 2021 à vista terá 10% de desconto pela pontualidade (para os novos imóveis cadastrados, o desconto é de 30%), mais 90% de desconto na diferença de valor entre 2020 e 2021 (em razão do recadastramento), além de 10% na Taxa de Coleta e Destinação Final de Resíduos Sólidos (TCDRS). Para os que optarem pelo parcelamento, o desconto é de 85% na diferença de valor em razão do recadastramento.
Além disso, todos os contribuintes que pagarem o imposto em dia garantirão, automaticamente, 20% de desconto no valor do IPTU de 2022.
Fazenda Digital Cachoeiro
No início de agosto, a Prefeitura de Cachoeiro disponibilizou o aplicativo de celular Fazenda Digital Cachoeiro, que pode ser baixado gratuitamente. A ferramenta, desenvolvida pela empresa responsável pelo recadastramento imobiliário, no município, permite ao contribuinte solicitar a revisão do valor do IPTU de 2021 sem necessitar de se deslocar até a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa).
“A utilização dos canais digitais agiliza os procedimentos para os contribuintes. Até mesmo para o pagamento, estamos credenciando instituições bancárias para receberem o IPTU por meio do PIX. De qualquer forma, para quem achar necessário o atendimento presencial, basta agendar conosco”, afirma o secretário municipal de Fazenda, Márcio Guedes.