ter 16/dezembro/2025 18:23
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Bolsonaro anuncia Carlos Decotelli como novo ministro da Educação

O primeiro negro a integrar a equipe de ministros do governo ocupava até recentemente o cargo de presidente do Fundo Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Carlos Decotelli. Foto: Marcello Casal Jr./ABR

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na tarde desta quinta-feira (25) que o professor Carlos Alberto Decotelli da Silva, 67 anos, será o novo ministro da Educação. O decreto de nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União. É o primeiro negro a integrar a equipe de ministros do governo.

Em uma postagem nas redes sociais, Bolsonaro publicou uma foto ao lado de Decotelli e destacou sua formação acadêmica. “Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, mestre pela FGV, doutor pela Universidade de Rosário, Argentina, e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha”, escreveu.

O novo ministro ocupava até recentemente o cargo de presidente do Fundo Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, responsável por executar parte das ações da pasta relacionadas à educação básica em apoio aos municípios, como alimentação e transporte escolar. Ele entra no lugar de Abraham Weintraub, demitido na semana passada. É o terceiro ministro a comandar o MEC desde o início do governo Bolsonaro.

Segundo informações oficiais, Decotelli atuou durante toda a transição de governo após a eleição de Bolsonaro, em 2018, e ajudou a definir ideias e novas estratégias para as políticas educacionais da atual gestão.

Financista, autor de livros e professor, Decotelli fez pós-doutorado na Bergische Universitãt Wuppertal (Alemanha), é doutor em administração financeira pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina), mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui MBA em administração também pela (FGV) e é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O novo ministro ainda passou pelas Forças Armadas como professor, e atualmente é oficial da reserva da Marinha. Nos bastidores de Brasília, Decotelli é considerado de perfil conciliador e moderado.

Repercussão

O secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, desejou sorte ao novo ministro. “É uma pessoa que enquanto foi presidente do FNDE, teve diálogo com os secretários da Educação. Essa característica pode pautar sua doação como ministro para a gente ter com ele uma excelente relação. Desejamos sorte e um bom início ao novo ministro”, disse.

O governador Renato Casagrande espera também um bom diálogo com o novo titular do MEC: “Meu desejo é que o novo ministro seja bom de diálogo, equilibrado. É fundamental que a gente retire componentes ideológicos do debate educacional para fazer avanços. Meu desejo é esse”.

Com informações da Agência Brasil

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

barco-mar

Assembleia Legislativa aprova lei que proíbe pesca por grandes traineiras no ES

muniz-freire-hospedagem-cafe-especial-

Hotéis brasileiros passam a adotar novas regras para check-in e check-out

cachoeiro-sala-de-aula

Prefeitura de Cachoeiro abre inscrições para processos seletivos na Educação

tela-portal-transparencia-920x530-1

TRE-ES apoia consulta do TCU para apontar temas de fiscalização em 2026

nota-premiada-capixaba-27-07-2023

Último sorteio do Nota Premiada do ano será nesta quinta-feira (18)

palacio-anchieta-natal-2025

Palácio Anchieta ganha cenário iluminado com “Natal nos Jardins”

cachoeiro-guarda-municipal-operacao-natal-2025

Segurança: Guarda de Cachoeiro inicia Operação Natal

ceia-natal-08-12-2024

Festejos de fim de ano: cuidado com os acidentes nos olhos

Leia mais