O contato com a natureza proporciona uma série de benefícios à saúde física e mental. Este é o entendimento da BRK Ambiental, concessionária do tratamento de água e esgoto Cachoeiro.
Por acreditar e investir nisto, a concessionária recomenda aos moradores da região Sul a visita à Floresta Nacional (Flona) de Pacotuba, de quem é parceria de áreas em recuperação.
A concessionária entende que é uma opção agradável para passar o Dia Mundial do Meio Ambiente em família ou com amigos, e conhecer mais sobre o bioma do local.
A BRK é parceira da Flona de Pacotuba como membro do Conselho Consultivo da unidade de conservação e, desde 2009, vem restaurando áreas na Flona através de condicionantes ambientais.
A concessionária também mantém uma parceria no Programa Sementes da Flona de Pacotuba, que criou um banco de oferta de sementes florestais de espécies nativas visando à recuperação de áreas degradadas no sul do Estado.
A bióloga Aline Lobato, que é consultora da BRK no programa, explica que existem muitos resultados do Programa Sementes.
Segundo ela, os principais são a construção de uma lista com espécies prioritárias e critérios técnicos para coleta de sementes, a realização de curso de capacitação em marcação de matrizes florestais e a marcação de 450 matrizes para coleta de sementes.
E citou também a criação de um banco de dados com as principais informações sobre as espécies e a localização das matrizes; o acompanhamento fenológico das espécies prioritárias e a implantação de um miniviveiro educativo.
Aline lembra que as atividades da Flona de Pacotuba estão diretamente relacionadas aos serviços de água e esgoto, uma vez que contribuem para a produção de mudas que ajudarão a recompor ambientes alterados ao longo da Bacia do Rio Itapemirim.
“É sabido que florestas são capazes de regular os processos de precipitação e evaporação, e os fluxos de água. Florestas saudáveis ajudam a manter a água limpa e contribuem para regular o abastecimento, reduzir os custos de tratamento e melhorar a qualidade da água que bebemos em nossas casas”, completa a bióloga.
A Flona de Pacotuba possui uma área com aproximadamente 450 hectares de Mata Atlântica, garantindo a conservação da biodiversidade da fauna e da flora no sul do Espírito Santo.
Durante a visitação, é possível conhecer as trilhas em áreas de florestas maduras, como a Trilha Científica, a Trilha das Árvores Centenárias e as áreas em recuperação, que hoje são florestas jovens que abrigam diversas espécies de fauna e flora. As visitas ocorrem de terça a domingo, das 09h às 16h, e podem ser agendadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (28) 9999 4138.
Ações entre os trabalhadores
A BRK Ambiental desenvolveu várias ações entre seus colaboradores na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo domingo (5).
A concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim distribuiu para os seus funcionários adubo orgânico, que pode ser utilizado em atividades de jardinagem, hortas, plantio de mudas, entre outras.
O adubo é produzido no próprio gongolário da empresa, a partir de resíduos de poda e capina que se transformam em compostos orgânicos, por meio de um processo natural de decomposição.
Na segunda-feira, 30 de maio, a BRK também participou de uma mesa redonda promovida pelo Colégio Jesus Cristo Rei, localizado no bairro Independência.
O debate abordou as principais questões relacionadas ao meio ambiente, como a poluição da água, a reciclagem, a importância da preservação ambiental e os desafios para tornar uma cidade mais sustentável.
A analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Micheline Bernabé, representou a concessionária no evento, destacando as ações de sustentabilidade da empresa, como o Programa Cuidar Mais.
A partir deste programa são promovidas ações de sensibilização em escolas do município. Micheline abordou também a parceria da BRK no Programa Sementes de Pacotuba, que busca recuperar áreas degradadas, a partir da manutenção de um banco de oferta de sementes florestais de espécies nativas.
Destacou também a importância do Programa Rio Vida Reflorescer, de proteção de nascentes, mata ciliar e áreas de recarga do Rio Itapemirim; e o investimento em tecnologia para reduzir, cada vez mais, o índice de perda de água tratada.
Além da BRK, integraram a mesa redonda, o biólogo e educador ambiental, Romer Fraga, e o gerente de projetos da Cáritas Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim, Jhone Souza. “
O debate foi enriquecedor, com cada participante contribuindo com sua experiência e conhecimentos em torno dos assuntos que envolvem a questão ambiental, como ações de sustentabilidade, trabalho social, e posturas mais sustentáveis que podem ser assumidas pelos cidadãos, entre outras”, destaca Micheline Bernabé.