ter 21/maio/2024 16:44
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Beto Barbosa

Moradores de Apiacá e Mimoso já podem solicitar isenção do IPVA e do Licenciamento 2024

redacao
Redação Dia a Dia

Moradores dos municípios de Apiacá e Mimoso do Sul, que sofreram danos parciais ou totais em seus veículos devido às intensas chuvas de março, já podem requerer a isenção e o ressarcimento de valores pagos referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e à taxa de Licenciamento Anual de 2024.

A regulamentação dessas medidas foi estabelecida pelo Decreto nº 5.689-R, divulgado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (29). O Decreto põe em prática a Lei nº 12.096, que estipulou a isenção e a restituição do IPVA e da taxa de Licenciamento para 2024 aos dois municípios mais impactados pelas chuvas.

Segundo o decreto, os proprietários dos veículos devem enviar ao Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) o formulário de solicitação preenchido, acompanhado de documentos de identidade e de residência, bem como um laudo de inspeção emitido pelo próprio Detran ou um laudo técnico pericial do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, por intermédio da Defesa Civil Estadual.

O formulário está disponível nos websites do Detran|ES (www.detran.es.gov.br) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Ele deve ser entregue com toda a documentação necessária fisicamente ou através do Sistema de Gestão de Documentos Eletrônicos do Governo do Estado (E-Docs) na Gerência de Veículos do Detran|ES, até o dia 30 de julho de 2024.

Para aqueles que já efetuaram o pagamento parcial ou total do IPVA e/ou da taxa de Licenciamento Anual e obtiverem a isenção, é possível solicitar o reembolso na Agência da Receita Estadual de sua jurisdição, utilizando o sistema E-Docs.

A requisição de reembolso deve incluir a mesma documentação usada no pedido de isenção, e também deve mencionar o número do processo no qual o benefício foi aprovado. Os pedidos de reembolso do IPVA devem ser direcionados à Sefaz, e os relacionados à taxa de Licenciamento Anual à Gerência de Veículos do Detran|ES.

Em caso de dúvidas sobre o processo, os contribuintes podem acessar o Fale Conosco da Receita Estadual no link https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/faleconosco/formulario

Procedimento para a solicitação:

Documentos requeridos:

Formulário preenchido (CLIQUE AQUI para acessar);
Cópia do documento de Identidade;
Cópia de comprovante de endereço;
Laudo de inspeção fornecido pelo Detran ou laudo técnico pericial do Corpo de Bombeiros, por meio da Defesa Civil Estadual.

Como proceder:

Envie a documentação através do sistema eletrônico E-Docs (https://e-docs.es.gov.br/) à Gerência de Veículos do Detran|ES;
A documentação também pode ser entregue fisicamente em qualquer agência de atendimento do Detran|ES no estado (Ciretran, PAV e Faça Fácil Cariacica).

Prazo final para submissão:

Até 30 de julho de 2024.

arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

apreensao-bebidas-PRF-20-05-2024

PRF apreende 2,1 mil litros de bebidas sem nota fiscal em Mimoso do Sul

militares-es-rio-grande-do-sul-b-20-05-2024

Governador envia mais militares para reforçar proteção de abrigos no RS

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

ebrahim-raisi-20-05-2024

Confirmada morte de presidente do Irã após queda de helicóptero

Prefeitura_Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro publica edital com resultados do concurso público

Leia mais