sex 1/março/2024 07:54
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Caça vazamentos e operador de estação. Conheça algumas funções da área do saneamento

diaadia-image
DiaaDiaES.com.br

Enquanto a maior parte da população dorme, profissionais fazem buscas por vazamentos. O trabalho é realizado à noite, por ser necessário silêncio. Com um equipamento de escuta, o geofone, o técnico caminha pelas ruas para tentar ouvir o som do vazamento.

Essa é uma das diversas atividades fundamentais para que a água potável chegue todos os dias às torneiras dos cachoeirenses e garantir o tratamento dos mais de 21 milhões de litros de esgoto e que muitas vezes não são visíveis aos olhos da população.

Neste Dia Mundial do Trabalho, a BRK Ambiental destacou algumas funções na empresa que são fundamentais para o bom andamento do serviço.

Um desses trabalhadores é o operador de Estações de Tratamento, Jeferson Augusto Trucoli, que atua no Centro de Controle Operacional (CCO). Ele é um dos responsáveis pelo monitoramento diário da água, em tempo real, desde a captação até a distribuição nas residências de Cachoeiro.

“Nosso trabalho garante que a água recebida pela população esteja dentro dos padrões determinados. Para isso, realizamos análises de laboratórios de 30 em 30 minutos e o tratamento adequado à água para que, independentemente de como ela chegue à estação de tratamento, ela saia dentro dos padrões adequados para a população”, explica.

Quem também tem uma função estratégica é o analista de Monitoramento da Água, Marcus Vinícius Pereira Barreto. O profissional é responsável pela área de macromedição da empresa, que faz, entre outras coisas, o monitoramento da vazão da água distribuída, controle de nível dos reservatórios de água e serviços de apoio emergenciais.

Um dos trabalhos realizados pela área é o controle ativo de vazamentos, um processo de pesquisa de vazamentos não visíveis, que não afloraram ou não foram reportados pela população.

O gerente operacional da BRK Ambiental, Jocimar de Assis Alves, destaca que muitas outras áreas também são fundamentais para garantir a prestação contínua dos serviços. “É uma rede invisível de trabalhadores, profissionais que trabalham, inclusive nas madrugadas, para manter todos os sistemas operando 24 horas com eficiência operacional”, concluiu.

moto_cachoeiro

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Casteglione

PT lança Casteglione pré-candidato de Cachoeiro nesta sexta-feira

RampadoMirante_VargemAlta (1)

Aprovado projeto sobre rampa de voo livre entre Cachoeiro e Vargem Alta

2º Prêmio da Música Capixaba - crédito_Amanda Miranda (2)

3º Prêmio da Música Capixaba: inscrições só até hoje

Veraldino_Marinho

29 de fevereiro, o dia de quem comemora aniversário a cada quatro anos

PRF

PRF faz sequência de prisões e apreensões em quatro cidades do ES

Cuidados_dengue

Espírito Santo é referência para o Dia D contra dengue neste sábado (2)

Fundos_Municipais

Contribuintes destinam parte do Imposto de Renda a fundos municipais

Leia mais