A Prefeitura de Cachoeiro abriu o processo para escolha do Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2019. Criado há 80 anos, o título é entregue, sempre na festa de Cachoeiro, em junho, a uma pessoa natural do município que vive e se destaca profissionalmente em outras cidades.
A formalização das candidaturas deve ser feita por familiares, amigos ou simpatizantes do candidato.
Basta entregar um currículo com os dados pessoais e profissionais do concorrente, no segundo andar do Palácio Bernadino Monteiro (setor de Cerimonial), na Praça Jerônimo Monteiro, Centro. O prazo termina às 15h do dia 28 de abril.
A eleição será no dia 10 de maio, às 9h, também na sede da prefeitura, na Sala Levino Fanzeres. A escolha é feita por meio de votação secreta com um representante de cada uma das 27 instituições listadas no Decreto Nº 24.451/2014, que regulariza a Lei Municipal Nº 6.960/2014, que se refere à entrega de homenagens e honrarias em Cachoeiro.
Se acontecer um empate, ganhará o cachoeirense com mais idade.
O título de Cachoeirense Ausente Nº 1 foi criado pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga – irmão do cronista Rubem Braga –, em 1939, como forma de homenagear os conterrâneos que, mesmo morando em outros locais, mantinham forte ligação com a terra natal.
Em 2018, a honraria foi concedida a José Eduardo Coelho Dias, advogado, professor universitário e palestrante, que reside na cidade de Vila Velha.