sáb 27/abril/2024 15:01
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeirenses doam livros para recompor acervo da Biblioteca Municipal

redacao
Redação Dia a Dia
Foto: Márcia Leal/PMCI

O acervo da Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, de Cachoeiro de Itapemirim, que foi duramente afetado pela enchente de janeiro, está sendo reposto com a ajuda de doações. Quatro moradores de Cachoeiro fizeram doações, particularmente, vultosas, somando quase 450 livros: Graça Moreira, Eduarda Scaramussa, Wanilda Maria Campos Moreira e Roberto Carlos Farias.

Entre as obras doadas, estão títulos como: “Treze noites de terror”; “O xis da questão”; “O grande mentecapto”; “O guardião de memórias”; “Garota exemplar”; “Senhora” e “Guarani”.

“Quando soube que a Biblioteca e seu acervo tinham sido, fortemente, atingidos pela enchente de janeiro, fiquei muito sensibilizada. Por isso, decidi contribuir para a restauração do acervo, porque entendi que muitos dos meus livros seriam melhores aproveitados se fossem disponibilizados publicamente. Cultura é fundamental. As pessoas precisam ter acesso a esse mundo que somente os livros proporcionam”, expressa Graça Moreira.

“Cada contribuição, seja a quantidade de livros que for, é e será importante para a reconstrução do acervo da Biblioteca Municipal, porque quanto mais literatura tiver disponível, mais alcance gera e isso promove a vida das pessoas. Doar livros e promover a literatura é um gesto humanitário”, completa Roberto Carlos Farias.

Por causa da enchente histórica, boa parte do acervo de cerca de 15 mil obras da biblioteca, que completou 75 anos em 2019, foi perdida. Para recuperar esse quantitativo, desde fevereiro, tem sido incentivada a doação de obras de literatura, de qualquer gênero, tanto para adultos, quanto infantojuvenis.

Eduarda Scaramussa, uma das doadoras, acredita que a Biblioteca é uma importante fonte de conhecimento histórico e lúdico para a cidade. “A leitura é um passaporte para o mundo, abre horizontes, amplia conhecimento e agrega valores independente da idade do leitor” salienta.

Como doar

Para ajudar na restauração do acervo, os interessados podem fazer as doações de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Casa da Memória (rua 25 de Março, Centro – ao lado do Guimarães Rosa), prédio onde está instalada a biblioteca. Para mais informações, basta ligar para o número: (28) 3155-5272

Atualmente, a biblioteca está funcionando para empréstimo de livros de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Entretanto, por conta da pandemia de Covid-19, os usuários não podem ir até as estantes – as obras são entregues no balcão. Também é necessário cumprir os protocolos de distanciamento social e de uso de máscara de proteção.

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

José_Santiago_desaparecido_Muqui_24_04_24

Aposentado desaparece e família pede ajuda: “Estamos sem comer e sem dormir”

acidente_Village_Cachoeiro_26_04_24

Acidente com ônibus e automóvel no bairro Village, em Cachoeiro

Leia mais