qui 20/junho/2024 21:35
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Márcia Leal

Cachoeirenses lamentam a morte do professor e advogado José Paineiras

redacao
Redação Dia a Dia

A morte do professor, jornalista e advogado, José Paineiras causou comoção entre os cachoeirenses. O Cachoeirense Presente de 2020 morreu na noite do último sábado (280, em Marataízes, após sofrer um infarto.

Nas redes sociais, muitas manifestações de amigos, ex-alunos e admiradores de um dos filhos ilustres de Cachoeiro de Itapemirim. Paineiras era engajado na luta pela Igualdade Racial e reconhecido por seu trabalho como diretor há 28 anos do jornal O Brado, como advogado e como professor.

O velório de José Paineiras será neste domingo (29), a partir das 9h, na Capela do Cemitério Municipal Coronel Borges, e o sepultamento será às 11h no mesmo local.

  • Victor Coelho – Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim

2020 está sendo, realmente, um ano cruel para nós cachoeirenses. Tivemos perdas materiais com a enchente de janeiro e perdas financeiras com a pandemia do Coronavírus. 203 cachoeirenses já nos deixaram por conta desse terrível vírus. Mas tivemos outras perdas… Perdemos um pouco nossa alegria quando ficamos sem a Festa de Cachoeiro. Festa que era abrilhantada com a chegada do Cachoeirense Ausente e celebrada no Centro Operário, pelo ilustre professor José Paineiras. José Paineiras nos deixou. Dia triste pra mim, que o tinha como um amigo desde minha infância. Fomos vizinhos a vida toda… cresci vendo “O Brado” sendo impresso. Não foi meu professor, mas aprendi muito com ele. Quase todos os dias o encontrava quando saía de casa para o trabalho. Vou sentir falta disso. Homenageado em vida com o título de Cachoeirense Presente 2020, também tive a honra de homenageá-lo com o nome de uma escola municipal. Cachoeiro perde uma grande liderança, um grande ser humano. Adeus, professor…

  • Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim

A Câmara Municipal de Cachoeiro lamenta profundamente o falecimento do professor, advogado e jornalista José Paineiras, que, por indicação do presidente Alexon Cipriano e aprovação unânime desta Casa, foi homenageado em junho com o título de Cachoeirense Presente de 2020. Personalidade gravada na história do município, Paineiras destacou-se em suas diversas áreas de atuação, incluindo a luta à frente do movimento negro e no Centro Operário, além de ser pessoa muito querida pela sociedade. A trágica perda de José Paineiras soma-se a tantas outras gravemente sentidas pela sociedade cachoeirense, neste ano tão difícil para nossas famílias, restando-nos apenas o compromisso de honrar o seu legado de generosidade e grande amor a Cachoeiro. À esposa Edith e a todos os familiares, nossos mais sinceros pêsames.

  • 2ª Subseção da OAB/ES

A 2ª Subseção da OAB/ES – por sua Diretoria, Conselho e Comissão de Igualdade Racial – lamenta o falecimento do advogado José Paineiras. Dr. José Paineiras teve larga atuação como advogado, jornalista, professor e Diretor do Centro Operário e de Proteção Mútua do município de Cachoeiro de Itapemirim, sendo um árduo defensor das causas sociais. A Advocacia perde um grande ser humano, que terá seu nome gravado na história de Cachoeiro de Itapemirim.

  • Toninho, presidente do PT em Cachoeiro de Itapemirim

O jornalismo, a Advocacia, o Ensino, o Movimento Negro e a política, em especial a Democracia, perdem um guerreiro. Perdemos um amigo de convivência na luta social, que ajudou a fundar a Famopoci dentre outras ações. José Paineiras atuava como Presidente do Centro Operário e em 2020 recebeu a merecida homenagem de Cachoeirense Presente, cuja homenagem tivemos a honra de participar. Descanse em paz companheiro, e enviamos para a família nossos sentimentos de profundo pesar. José Paineiras Filho, Presente!

  • Célia Ferreira – Jornalista

Estar ao lado de Paineiras era sempre uma alegria. Seu conhecimento e generosidade ficarão sempre em minha memória. Uma grande perda, dessas que machucam o coração da gente…

  • Romulo Felippe – Jornalista e escritor

Eu tinha 13 anos – tão somente – quando o professor e jornalista José Paineiras me levou para a redação do jornal O Brado, na 25 de Março. Ele acreditou em mim: um garoto que entregava jornal (de bicicleta, das 3 às 6h30 da manhã), que depois seguia para a escola matutina e à tarde iniciava os primeiros passos como repórter no semanário. Aprendi muito lá. Foi o começo de tudo, da minha imersão no jornalismo e nas letras. Paineiras tornou-se um mestre e amigo. Tanto que, três décadas depois, ele estava na primeira fila de autógrafos no lançamento do meu livro “Monge Guerreiro” – na icônica Casa dos Braga, na mesma rua 25 de Março – para me dar um abraço e contar para todos, com orgulho, o quanto ele acreditava em mim. Este ano recebeu justíssima homenagem como Cachoeirense Presente Número 1. Defensor dos Pobres e Indefesos, da luta racial, do jornalismo impresso à moda antiga e, entre outros, um professor espetacular. Mas seu coração não aguentou… O mundo está mais pobre a partir de hoje. Que Deus o receba, meu amigo, de braços abertos e paternais. Porque você foi um herói para mim e para todos que o conheceram nesta vida. Obrigado, Mestre José Paineiras. Descanse em paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Corrida_São_Pedro_Cachoeiro_09_04_2024

Começa a entrega dos kits da Corrida de São Pedro

PRF Policia-Rodoviaria-Federal-BRA-31-12

Cai número de acidentes provocados por ingestão de álcool nas rodovias federais

encontro-coral-corais-19-06-2024

Encontro de Corais reúne sete grupos na Catedral de São Pedro

obras-corrego-dos-monos-19-06-2024

Obras melhoram a infraestrutura urbana de Córrego dos Monos

prisao-guacui-19-06-2024

Homem preso em Guaçuí com drogas e aliciando menores 14 dias após deixar a cadeia

picapes-celina-alegre-19-06-2024b

Duas pessoas ficam feridas após acidente entre picapes em Alegre

pintor-eletrocutado-nova-brasilia-19-06-2024

Pintor é eletrocutado enquanto trabalhava em igreja no bairro Nova Brasília

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Leia mais