ter 21/maio/2024 07:57
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Estação de tratamento de esgoto em Cachoeiro. Foto: BRK Ambiental

Cachoeiro avança no ranking nacional de saneamento básico

redacao
Redação Dia a Dia

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim avançou no Ranking Abes da Universalização do Saneamento, que está em sua quarta edição e é uma importante referência no setor no Brasil. O município, que em 2019 figurou na categoria “compromisso com a universalização”, é um dos destaques em “rumo à universalização”, a melhor categoria da listagem, com 100% de abastecimento de água, 95,61% de coleta de esgoto e 97,99% de tratamento de esgoto.

O ranking foi divulgado no último dia 5, quando foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
De acordo com a BRK Ambiental, empresa que opera os serviços de água e esgoto na cidade, a evolução de Cachoeiro no ranking deve-se aos investimentos contínuos realizados na modernização e ampliação dos serviços, que, além da área urbana, atualmente contempla todos os distritos e várias localidades mais distantes.

O diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Bruno Ravaglia, ressaltou que passar a fazer parte da categoria “rumo à universalização” reforça o propósito de negócio da empresa, que é transformar a vida das pessoas, garantindo água e saneamento de qualidade.

“Esse avanço no saneamento também está relacionado ao planejamento, em parceria com o município, e ao emprego dos investimentos de forma bem definida, integrando a área central de Cachoeiro e os seus distritos”, explica.

“Os investimentos nos dois últimos anos já somam quase R$ 15 milhões, recursos que contribuem para ampliar o fornecimento de água tratada para localidades distantes da área urbana. A missão é levar água limpa e de qualidade também no interior do município”, ressalta Bruno Ravaglia.

A previsão é investir mais R$ 15 milhões, até 2022, em água e esgoto, avançando ainda mais na universalização dos serviços.

O diretor destacou o Aditivo ao Contrato de Concessão, assinado em maio do ano passado com a prefeitura, ampliando a atuação da BRK Ambiental para localidades mais afastadas da área urbana. Foram beneficiadas parte da comunidade de Gironda, localidades do Km 9, Timbó I, Morro Grande e Safra, e zona rural de Tijuca (Retiro).

Metodologia

A edição de 2020 do estudo analisa indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos, além de apontar a proximidade dos municípios com a universalização do saneamento básico.

Foram avaliados 1.857 municípios brasileiros e, a partir dos dados, as cidades foram organizadas em quatro categorias: “rumo à universalização” (489 a 500 pontos), “compromisso com a universalização” (450 a 488 pontos), “empenho para a universalização” (200 a 449 pontos) e “primeiros passos para a universalização” (abaixo de 200 pontos).

Divididos em municípios de grande porte (acima de 100 mil habitantes) e de pequeno e médio porte (abaixo de 100 mil habitantes), a análise abrange 1.857 municípios brasileiros, o que representa cerca de 70% de toda a população e mais de 33% dos municípios que forneceram dados ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), indicador utilizado pelo Ministério das Cidades, com o ano de 2018 como referência.

Além de analisar indicadores de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos sólidos, o estudo relacionou os dados do saneamento à saúde e fez uma correlação entre a pontuação total alcançada pelos municípios e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

ebrahim-raisi-20-05-2024

Confirmada morte de presidente do Irã após queda de helicóptero

Prefeitura_Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro publica edital com resultados do concurso público

escutar-ouvir-mulher-com-mao-no-ouvido-19-05-2024

Sobre as vozes na minha cabeça

retros-linha-coracao-costurado-19-05-2024

Anna

foto-antiga-mulher-com-lampiao-19-05-2024

Quem está aí?

drogas-apiaca-18-05-2024

Bandidos utilizam cafezal para esconder drogas em Apiacá

bispo-diocesano-b-19-05-2024

Igrejas católicas de todo sul do Estado comemoram o Dia de Pentecostes

Leia mais