sex 3/maio/2024 11:49
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Cachoeiro de Itapemirim lidera ranking 2022 dos serviços de água e esgoto do ES

redacao
Redação Dia a Dia

O município de Cachoeiro de Itapemirim, pelo segundo ano consecutivo, ficou na primeira colocação no Ranking de Saneamento Básico dos Municípios Capixabas (RSBMC), levantamento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).

Na edição 2022, a cidade conquistou a nota 8,06, a única acima de 8,0 entre os 78 municípios capixabas, comprovando a eficiência nos serviços de água e esgoto operados pela BRK.

O estudo traz em segundo e terceiro lugares, respectivamente, os municípios de Jerônimo Monteiro, com nota 7,46, e Bom Jesus do Norte, com 7,35. A nota média estadual foi de 4,90.

Em abastecimento de água, Cachoeiro de Itapemirim obteve a nota 10, com mais de 99% da população total com acesso ao serviço, considerado universalizado. Quanto à coleta de esgoto, por atender a mais de 90% da população, o município também atinge índice considerado de universalização. A nota nos serviços de tratamento de esgoto foi 9.

Além de Cachoeiro de Itapemirim, somente outros quatro municípios capixabas (Alegre, Baixo Guandu, Dores do Rio Preto e Muqui) têm índices de universalização, conforme dados declarados ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Na construção do ranking, o TCE-ES avalia indicadores como atendimento total e urbano de água potável, de coleta e de tratamento de esgoto, de arrecadação proporcionada pelo sistema, de investimentos em saneamento básico e de ligações faltantes de água e esgoto. Outros indicadores são índices de perdas de água na distribuição, de perdas volumétricas de água e de perdas de faturamento.

A nota de cada município no ranking corresponde à soma das notas finais obtidas em cada um dos 12 indicadores avaliados. O estudo analisou dados disponíveis no SNIS, e refletem a situação do Espírito Santo em 2020, com o uso da mesma metodologia do Instituto Trata Brasil (ITB), avaliando a eficiência dos serviços e das prestadoras.

O diretor da BRK em Cachoeiro de Itapemirim, Marcos Mendanha, ressalta que a liderança no ranking do TCE-ES reforça duas comprovações. A primeira é que o município trilhou o caminho certo ao, em 1998, adotar o modelo de concessão dos serviços de água e esgoto à iniciativa privada visando transformar a realidade da população no saneamento básico.

“A segunda demonstra o nosso compromisso permanente com a população, traduzido pelo propósito BRK, que é transformar a vida das pessoas levando o saneamento para muito além do básico. Para isso, temos um plano de modernização e ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, acompanhando o crescimento de Cachoeiro de Itapemirim”, explicou Mendanha.

gov-eduardo-leite_sala-de-crise-chuva-02-05-2024

Governo do Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após temporal que matou 13

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

Leia mais