qua 12/junho/2024 15:49
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Governador, vice e deputados eleitos serão diplomados nesta segunda, no TRE-ES

redacao
Redação Dia a Dia

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realiza, nesta segunda-feira (19), às 15 horas, a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2022.

O diploma atesta a vitória nas urnas. Após a formalidade, os deputados estaduais e federais, senador da República, governador e vice-governador do Estado estarão aptos a tomar posse dos cargos no próximo ano.

Para os interessados em acompanhar o evento virtualmente, o TRE-ES fará uma transmissão ao vivo por meio do seu canal oficial no YouTube.

De acordo com o assessor de comunicação institucional do TRE-ES, Gustavo Tenório, a diplomação marca o encerramento do processo eleitoral e está prevista nos artigos 215 a 218 do Código Eleitoral.

“O processo começou no início do ano, com cadastro daqueles que pretendiam se candidatar. Depois vieram as convenções partidárias, em seguida a propaganda eleitoral, a votação, a prestação de contas de campanha e, agora, a diplomação, que é a etapa de encerramento, um momento de certificar a legitimidade do processo eleitoral e diplomar os que foram eleitos”, explica.

Conforme o Código Eleitoral, o diploma é o documento onde constam, além do nome do candidato, o cargo para o qual foi eleito, a legenda sob a qual concorreu ou a sua classificação (no caso de suplente) e, facultativamente, outros dados a critério da Justiça Eleitoral.

 

A solenidade

Ainda não está definida a ordem em que os eleitos serão diplomados, mas Tenório acredita que os primeiros serão os deputados estaduais, os federais e o senador da República, todos com os seus respectivos suplentes.

Os últimos devem ser o governador e o vice. “Ao ser chamado, cada eleito vai se dirigir ao tablado, onde ficam os juízes do Pleno, e receberá o diploma das mãos do presidente do TRE”, explicou.

O governador eleito será convidado, em nome dos diplomandos, a fazer um discurso de encerramento da cerimônia. Cada candidato eleito poderá levar um convidado e a apresentação dos convites será obrigatória.

“Nós já expedimos os convites com antecedência e, assim que chegar ao local, o candidato será conduzido para o salão principal da solenidade e os convidados ficarão num ambiente anexo. Embora o TRE seja um prédio público, no dia do evento o acesso vai ser controlado. Sem apresentação de convite não tem entrada”, adianta.

 

Os ausentes

O diploma recebido é um documento indispensável para que o eleito tome posse no seu cargo. No caso de não comparecimento presencial, o candidato receberá o documento digital. “A gente espera todos aqui mas, na eventualidade, problemas de saúde e de foro íntimo podem acontecer. Nesse caso, o diplomando vai receber o certificado pelo email cadastrado no registro de candidatura”, finalizou Gustavo Tenório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
casal-morto-castelo-11-06-2024

Mistério em Castelo. Casal é morto a tiros dentro de apartamento

policia-federal-correios-11-06-2024

PF investiga desvio de mercadorias em agência dos Correios de Iconha

vereador morto-kennedy-11-06-2024

Polícia prende 5 e está atrás de mandante da morte de vereador de Kennedy

festival-festa-cachoeiro-10-06-2024

Festival leva variedade de comida, bebida e artesanato à Festa de Cachoeiro

Posto-Justica-trabalhista-do-trabalho-Mimoso

Audiência debate possível fim do posto da Justiça Trabalhista de Mimoso

vargem-alta-c-10-06-2024

PSB apresenta pré-candidatos e debate eleições 2024 em Vargem Alta

Casagrande-EmpregaJUV-10-06-2024

Governo lança programa com 1.120 vagas para qualificação de jovens

mimoso-do-sul-vista-aerea-panorama-05-06-2024

Mais de 200 vagas de emprego para moradores de Mimoso do Sul

Leia mais