A Prefeitura de Cachoeiro realiza, nesta sexta-feira (16), a partir de 16 horas, pela internet, uma audiência pública sobre alteração do Plano Diretor Municipal (PDM), que permite a implantação de novos cemitérios no município.
A audiência pública terá formato virtual devido as medidas restritivas relativas ao coronavírus. Será transmitida pelo portal da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br). Todos podem participar.
A administração municipal informou que será preciso fazer a adequação no PDM – legislação que data de 2006 –, por meio de projeto de lei, ressaltando que a audiência é uma oportunidade para a população debater o tema e uma forma de dar visibilidade e transparência à alteração.
Para participar da audiência é necessário fazer um cadastro, preenchendo formulário de inscrição disponível no site (acesso pelo banner da audiência, na página principal da prefeitura). Os inscritos receberão o link da transmissão pelo e-mail que cadastrarem.
Novo cemitério
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Com a mudança na legislação, a Prefeitura pretende implantar um novo cemitério público. O local escolhido é uma área pública de cerca de 26 mil metros quadrados, no distrito de Itaoca.
O objetivo, segundo a prefeitura, é dar solução à crônica sobrecarga nos cemitérios municipais, tendo em vista, também, o aumento da demanda por vagas resultante do agravamento da pandemia.
O projeto da nova necrópole prevê, além do tradicional modelo horizontal, a implantação de sepulturas verticais, para otimização do espaço e redução de impactos ambientais.
Um espaço para sepultamento de cães, gatos e animais de grande porte também faz parte da proposta.
De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), a área em Itaoca reúne condições apropriadas para implantação de um cemitério – como a localização em região pouco adensada – e atende às exigências da legislação ambiental e urbanística.