sáb 18/maio/2024 03:15
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Cachoeiro é representada no maior evento internacional de cidades inteligentes

redacao
Redação Dia a Dia
Principal evento internacional sobre cidades inteligentes, a Smart City Expo World Congress (SCEWC) terá a participação de uma comitiva de Cachoeiro de Itapemirim liderada pelo prefeito Victor Coelho.
A edição de 2021 será realizada em Barcelona, na Espanha. Pela primeira vez, Cachoeiro  recebe a oportunidade de enviar uma comitiva para buscar novas referências para o desenvolvimento de cidade inteligente.

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) fez o convite ao prefeito de Cachoeiro de Itapemirim Victor Coelho para integrar a delegação brasileira participante no congresso.
Desde 2013, a FNP coordena a participação dos municípios brasileiros na SCEWC com o objetivo de trazer novas ideias sobre governança digital a serem aplicadas nos municípios brasileiros.
Dentre os principais tópicos debatidos durante o congresso, estão energia, meio ambiente, infraestrutura, mobilidade, tecnologia e inovação, governança, inclusão e economia. O evento termina nesta sexta (19) e recebe líderes e especialistas de cidades do mundo todo interessadas em manter um desenvolvimento sustentável, inovador e conectado com as necessidades das pessoas.

Para Victor Coelho, que ocupa a vice-presidência de Governo Digital da FNP, Cachoeiro tem um grande potencial para se tornar referência no desenvolvimento da governança digital em âmbito municipal no Espírito Santo, por isso a importância da presença de Cachoeiro na SCEWC 2021.

“A população de Cachoeiro já conta hoje com diversas ferramentas digitais que facilitam o acesso a informações e a serviços públicos. São aplicativos e sistemas que facilitam a vida dos cidadãos de Cachoeiro, como o TodosJuntos e a Carta de Serviços, por exemplo”, cita Victor Coelho.

Além dos aplicativos, Cachoeiro conta hoje com uma central de videomonitoramento, que será conectada a diversos outros sistemas digitais. Em breve, o município vai ter à disposição um parque de iluminação pública gerenciável de forma inteligente e uma central de sinalização semafórica automatizada.

Como parte do processo para implantação desses projetos, já no início de dezembro, está prevista uma audiência pública para apresentar à população cachoeirense a legislação que vai regulamentar a atuação do 5G no município.
“Estamos trabalhando numa legislação para implantação de antenas 5G. Nossa audiência pública para apresentação da minuta de lei está prevista para dia 2 de dezembro, durante a ExpoSul Raízes”, ressaltou o prefeito.
Ele complementa que no Espírito Santo, nenhum município ainda tem essa legislação e que no Brasil são apenas 20 municípios. “Cachoeiro, mais uma vez, está saindo na frente com mais esse passo em direção à inovação e tecnologia em benefício do cidadão”, completou.
Durante a programação da Câmara de Comércio Brasil x Catalunha, na última segunda-feira (15), Cachoeiro foi apresentada como uma das “SMART CITIES NO BRASIL” para investidores catalães. O prefeito de Cachoeiro teve oportunidade de destacar o que o município tem de atratividades e potencial econômico, além de poder debater sobre os desafios e oportunidades na construção desses novos modelos de governança.

“Já conferimos diversos projetos que podemos levar para Cachoeiro. Um exemplo é uma plataforma que gera diagnósticos, ajudando os gestores públicos a analisar a performance das áreas urbanas e permite que os cidadãos possam acompanhar esse desenvolvimento. Outro é um sistema que se integra ao georreferenciamento e mapeia toda a cidade, desde a complexa rede de drenagem até a quantidade de árvores plantadas. Tudo disponível em tempo real para a população”.


Neste último dia de congresso, a comitiva de Cachoeiro teve a oportunidade de conferir o funcionamento de uma usina de reciclagem de resíduos sólidos, na região da Catalunha. O material é utilizado na geração de energia e também na produção de aditivos orgânicos para a agricultura
Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço entrega obras e assina ordens de serviço em Irupi, Iúna e Santa Leopoldina

casa-rosa-cachoeiro-17-05-2024

Aconselhamentos e palestras sobre saúde mental para mães e gestantes na Casa Rosa

renato-casagrande-departamento-policia-ny-b-16-05-2024

Governador sinaliza possível acordo de cooperação com o Departamento de Polícia de Nova Iorque

ceasa-16-05-2024

Ceasa abre concurso com 35 vagas e salário de até R$ 8,1 mil

Theodorico Ferraço-01-02

Em carta aberta, Ferraço anuncia sua pré-candidatura para prefeito de Cachoeiro

audiencia-camara-cachoeiro-emprestimo-victor-coelho-16-05-2024 (1)

Audiência pública em Cachoeiro: prefeito esclarece empréstimo internacional e debate com a comunidade

enchente-rio-grande-do-sul-08-05-2024

Parte da tragédia no Rio Grande do Sul foi causada por ação humana, diz pesquisador

qualificar-itapemirim

Abertas mais de 9 mil vagas em cursos gratuitos pelo programa Qualificar ES

Leia mais