sex 19/dezembro/2025 05:17
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Cachoeiro ganha nova biblioteca pública e amplia as atividades da Estação Cidadania

Para ter acesso ao serviço de empréstimo de livros, o usuário deve se cadastrar pessoalmente no espaço.

Mais de 2.500 livros compõem a nova biblioteca pública da cidade de Cachoeiro de Itapemirim que leva o nome de Roney Argeu Moraes, em homenagem ao jornalista, psicanalista e ex-presidente da Academia Cachoeirense de Letras (ACL), falecido em 2017.

Os leitores vão poder pegar emprestado alguns exemplares, outros devem ser lidos no local. Entre as opções de leitura estão títulos de literatura brasileira e estrangeira, de autoajuda, de cunho religioso e filosófico, além de livros de pesquisa e de personalidades locais, representantes de Cachoeiro e do Estado.

Para ter acesso ao serviço de empréstimo, o usuário deve se cadastrar pessoalmente na biblioteca, tendo em mãos documento pessoal com foto e comprovante de residência.

Menores de 14 anos devem estar acompanhados do responsável. Cada leitor pode levar para casa um livro, com prazo de 10 dias para leitura e devolução.

A unidade fica na Estação Cidadania – Cultura (ECC) “Sérgio Sampaio”, no bairro Ruy Pinto Bandeira e é administrada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Atividades culturais

Além a nova biblioteca pública, o espaço da Estação Cidadania – Cultura (ECC) “Sérgio Sampaio” também é utilizado para realização de oficinas artísticas de máscaras e esculturas em telas, teatro e dança – todas com vagas esgotadas, no momento – e ainda recebe eventos culturais.

Neste mês, por exemplo, o Cineteatro Carlos Eduardo da Corte Imperial, que integra a ECC e foi batizado em homenagem ao artista cachoeirense Carlos Imperial (1935-1992), recebeu a visita de mais de 300 alunos da escola Eliseu Lofego.

Os estudantes conheceram a história da Charola de São Sebastião, uma expressão da cultura popular presente em algumas comunidades do município, como na região de Burarama por meio do projeto de educação patrimonial “Charolas Quadro a Quadro”.

Sustentabilidade

Os alunos aprenderam sobre fabricação sustentável de tinta de argila durante as atividades do projeto “Aquarela Natural”. Os dois projetos contam com o apoio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Com cerca de 3 mil metros quadrados, a ECC ainda conta com quadra coberta, bicicletário, playground, pista no entorno para caminhada, além de espaços para telecentro e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

“A Estação Cidadania – Cultura é uma bela proposta de gestão compartilhada entre setor público e sociedade organizada. Esperamos que a comunidade se beneficie dos serviços deste grande espaço democrático”, afirma a secretária de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

feira-livre-cachoeiro

Cachoeiro divulga horários especiais de feiras e mercados no fim de ano

festival-de-teatro-itapemirim-circo-dux

Festival leva teatro gratuito à Praia de Itaoca a partir desta quinta-feira

semesp-volei-cachoeiro

Cachoeiro encerra inscrições para Bolsa Atleta nesta sexta-feira

feminicidio-cachoeiro-17-12-2025-casa-faca-vitima-nossa-senhora-da-penha-

Mulher é esfaqueada e morta em Cachoeiro. Suspeito foi preso

academia-idoso2

Academia em Cachoeiro oferece período grátis para idosos de mais de 60 anos

estudante-material-escolar

Tribunal de Contas revoga suspensão de pregão do CIM Polo Sul para uniformes

cultura-popular-bate-flecha

Guaçuí recebe encontro de grupos tradicionais de bate-flecha

casagrande-posse-novos-professores-fase2

Estado recepciona mais 500 professores efetivos da rede pública

Leia mais