O município de Cachoeiro de Itapemirim conseguiu junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf). A cidade possuía apenas o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o que limitava a comercialização dos produtos locais.
O Susaf/ES promove a equivalência entre os SIMs e o Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.
Mercado
Cachoeiro foi a oitava cidade a conseguir equivalência entre os serviços e assim, ter a permissão para expandir o mercado de produtos de origem animal produzidos no município. O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, destacou a dedicação dos servidores do Idaf para essa conquista.
“Em janeiro deste ano havia apenas três municípios com a equivalência do sistema, hoje, são oito. Um reflexo direto da dedicação da equipe que não tem medido esforços para colaborar com o processo de adequação dos municípios interessados na adesão”, disse.
Além de Cachoeiro de Itapemirim, já aderiram ao Susaf/ES os municípios de Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Guarapari, Castelo, Linhares e Cariacica.
Os produtos dessas regiões têm autorização para serem vendidos além dos limites dos municípios.