qua 19/junho/2024 20:19
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Cachoeiro inaugura projeto Consultório na Rua, para população em situação de rua

redacao
Redação Dia a Dia

Já está em funcionamento o programa Consultório na Rua, inaugurado pela Prefeitura de Cachoeiro para ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Instituído no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, o programa disponibiliza equipes multidisciplinares, que realizarão serviços itinerantes, como atendimento médico, psicológico, social e outras especialidades articuladas à rede municipal de saúde.

Além disso, o Consultório na Rua pretende, também, desenvolver estratégias de cuidados, prevenção e promoção de saúde, contribuindo para a redução de danos causados pelo uso excessivo do álcool, substâncias psicoativas, entre outros agravos no público-alvo do programa.

O secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, e o prefeito Victor Coelho destacaram a importância do Consultório na Rua na ampliação dos atendimentos em saúde no município.

Wingler destaca que a iniciativa é mais uma ação que visa humanizar a saúde em Cachoeiro e que é um serviço que vai atender pessoas em situações de vulnerabilidade e precariedade.

“Nosso objetivo, como servidores, é justamente esse: entregar serviços básicos com qualidade para quem mais precisa”, afirmou o secretário.

Já o prefeito Victor Coelho destacou que a saúde de Cachoeiro tem ganhado melhorias significativas, e cada vitória precisa ser comemorada.

“Mais um serviço importante chega para nossa cidade e diversas pessoas serão beneficiadas com isso. Uma cidade mais humana é uma cidade que olha para todos”, salientou.

Atendimento integrado

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o programa requer uma forte articulação com a rede de apoio, com equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), serviços de urgência e emergência, instituições de assistência social e outras entidades civis ou públicas.

Os atendimentos do programa já acontecem em casas de passagem, Centro POP – Espaço Vida e, também, a partir de busca ativa e abordagens nas ruas. O ônibus Cachoeiro + Saúde, consultório volante da Semus, dará suporte nas ações.

Em Cachoeiro, a equipe do Consultório está lotada na Unidade Básica Saúde do bairro Aquidaban, por apresentar localização central, oferecendo maior acessibilidade aos pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pintor-eletrocutado-nova-brasilia-19-06-2024

Pintor é eletrocutado enquanto trabalhava em igreja no bairro Nova Brasília

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

festa-junina-quadrilha-18-06-2024

Começa a Feira São João Art’s na Praça em Cachoeiro. Confira a programação

bomba-costal-dengue-13-06-2024

Queda de 77% nos casos confirmados de dengue em Cachoeiro

festa-sao-pedro-cachoeiro-18-06-2024

Festa de São Pedro 2024 traz novidades na programação religiosa

denguees

Brasil se aproxima de 6 milhões de casos e 4 mil mortes por dengue

colegas-estudando-juntos-para-um-exame-18-06-2024

Governo abre mais de mil vagas em cursos técnicos gratuitos, sendo 420 no Sul do ES

violencia-03-06-2024 - 1

Tio preso por abusar de sobrinha de 12 anos em Muniz Freire

Leia mais