Cachoeiro de Itapemirim se destacou no último Boletim do Turismo do Espírito Santo, levantamento de dados sobre a atividade turística no estado durante o primeiro trimestre de 2023. Elaborado em parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o documento foi divulgado nesta semana.
Segundo os dados apresentados, durante o período analisado, Cachoeiro foi o município do estado que mais contribuiu para o saldo positivo de empregos nas Atividades Características do Turismo (ACTs), que engloba áreas como alojamento, alimentação, transportes, agências de viagem, cultura e lazer.
Em números, o município alcançou um saldo de 193 novos postos de trabalho nas ACTs, seguido por Colatina (+176) e São Gabriel da Palha (+139). Os dados consideram a diferença entre admissões e desligamentos entre janeiro e março.
De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, o bom desempenho de Cachoeiro nos indicadores do boletim refletem o compromisso da gestão municipal em fomentar a atividade turística na região.
“Cachoeiro tem um enorme potencial turístico, principalmente nas áreas cultural e de negócios. Temos centros culturais que guardam acervos valiosos de grandes nomes da cultura brasileira, como Roberto Carlos e os irmãos Newton e Rubem Braga. Também somos um importante polo econômico, que atrai muitos visitantes, por força dos setores de rochas ornamentais e serviços, principalmente”, expressa a secretária.
Fernanda Martins salienta, ainda, as recentes iniciativas para fortalecer as atividades turísticas em Cachoeiro. O município tem novos projetos para fortalecer o agroturismo, com foco no turismo de aventura, que envolvem a criação de trilhas e roteiros gastronômicos.
Na sede, a secretária destaca os investimentos na revitalização de centros culturais, como o restauro do Palácio Bernardino Monteiro e a reforma do Museu Ferroviário Domingos Lage, em fase de licitação.
Na Casa de Cultura Roberto Carlos, espaço que recebe visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo, o município iniciou estudos técnicos para a construção de uma praça de convivência ao lado do imóvel e da Casa do Artesão, nos fundos.
“Estamos confiantes de que Cachoeiro continuará crescendo como destino turístico nos próximos anos. Esse é um trabalho contínuo, que envolve a cooperação de diversos setores e agentes da gestão municipal. Continuaremos trabalhando firme para que nosso município siga se beneficiando de seu potencial turístico, fomentando nossa economia e gerando renda e novos postos de trabalho”, expressa o prefeito Victor Coelho.