seg 8/agosto/2022 16:22

Cachoeiro ocupa o primeiro lugar capixaba em ranking contábil do Tesouro Nacional

Cachoeiro ocupa o primeiro lugar capixaba em ranking contábil do Tesouro Nacional
Redação Dia a Dia

Cachoeiro alcançou o índice de 99,1% de acertos na edição 2022 do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, publicação do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Economia.

Com esse desempenho, conquistou o primeiro lugar entre os municípios capixabas e se destacou também no cenário nacional, onde ficou em 13ª colocação.

O ranqueamento avalia a consistência dos dados enviados por estados e municípios brasileiros por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

O levantamento considerou dados de 2021 enviados pelos poderes executivo e legislativo, que foram avaliados a partir de quatro dimensões: Gestão da Informação, Informações Contábeis, Informações Fiscais e Informações Contábeis x Informações Fiscais – confira o detalhamento ao fim do texto.

O secretário de Fazenda de Cachoeiro, Márcio Guedes. destaca que o município evoluiu bastante em relação às edições anteriores do ranking e, agora, faz parte de um seleto grupo de 368 municípios brasileiros – dentre todos os 5.568 – que receberam nota A (pontuação acima de 95%) do Tesouro Nacional.

“Tudo pela precisão e pelo zelo com informações fiscais e contábeis, que também são disponibilizadas para acesso público”, frisa.

O prefeito Victor Coelho ressalta que a posição de Cachoeiro no ranking é mais um importante reconhecimento à eficiência da gestão fiscal do município, que também tem recebido nota A do Tesouro Nacional, desde 2018, pela capacidade de pagamento (Capag).

“Essas avaliações do Tesouro Nacional atestam as nossas boas práticas de gestão, nossa responsabilidade fiscal e projetam Cachoeiro nacionalmente, consolidando a boa reputação e a credibilidade do município”, salienta.

O presidente da Câmara Brás Zagotto se manifestou sobre o resultado referente aos dados do legislativo, destacando esses dados são parte importante do sistema de transparência da Casa.

“Eles atestam a responsabilidade de nossa gestão. Acreditamos na necessidade de favorecer o controle social; isso é um direito do cidadão e nosso compromisso à frente do Legislativo”, pontua Zagotto

 

SAIBA MAIS

Mais informações: ranking-municipios.tesouro.gov.br.

Ultimas Notícias