A Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim está se mobilizando para evitar a ocorrência de casos de sarampo no município, doença que teve um registro confirmado em Cariacica, na Grande Vitória, nesta semana.
Em 24 de agosto próximo, das 8 às 14 horas, as unidades de saúde de Cachoeiro e o Centro Municipal de Saúde estarão envolvidos com o Dia de Intensificação contra o Sarampo, cujo objetivo é conscientizar a população e atender a uma maior demanda pela vacina tríplice viral, que evita o mal. E dos dias 26 a 30, o Centro Municipal vai funcionar em horário estendido, das 7 às 19 horas, para ampliar a aplicação das doses.
A vacina tem como público-alvo a faixa etária de 1 a 49 anos, mas crianças a partir dos seis meses que vão viajar para áreas de risco podem receber a imunização, conforme orientação do Ministério da Saúde. A gerente de Políticas de Saúde da Secretaria de Saúde local, Marusca Mesquita, recomenda que os moradores levem a carteira de vacinação, caso tenham. Ela ressalta, ainda, que a vacina está disponível durante todo o ano, por fazer parte do calendário nacional, portanto não há motivo para alarde.
O caso confirmado
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou na última segunda-feira (12) o primeiro caso de sarampo no Espírito Santo, em uma jovem de 19 anos. Moradora de Cariacica, ela esteve em São Paulo entre os dias 14 e 21 de julho. Naquele estado, foram comprovados mais de 900 casos. A doença na cidade capixaba foi certificada por exames clínicos, mas a moradora já está curada e passa bem.
Transmissão
O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.
Os sinais e sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo). Outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também são observados.
“Pessoas que apresentem esses sintomas não podem ser vacinadas porque o sistema imunológico já está produzindo os anticorpos. Caso tomem, é possível que fiquem mais fracas. Eles devem procurar atendimento médico o mais rápido possível. E a partir dos 50 anos a vacinação não é mais recomendável porque entende-se que a pessoa já tenha tido contato com o vírus em algum momento da vida”, disse Marusca.
Serviço
Dia de Intensificação Contra o Sarampo: 24 de agosto, das 8 às 14 horas, nas unidades de saúde de Cachoeiro e no Centro Municipal de Saúde.
Horário estendido de atendimento: dos dias 26 a- 30, o Centro Municipal vai funcionar em horário estendido, das 7 às 19 horas, para aplicação das doses.
Quem pode tomar a vacina
– A primeira dose é aplicada aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A segunda, aos 15 meses na vacina tetra viral, que previne sarampo, caxumba, rubéola e varicela. Quem tem de 1 ano até 29 anos deve ter comprovadamente duas doses da vacina tríplice viral.
– Para a população entre 30 e 49 anos, uma dose da vacina tríplice viral é o recomendado. Os trabalhadores da saúde, que integram o grupo de alto risco, devem ter duas doses da vacina tríplice viral, independentemente da idade.
– No quadro atual de risco epidemiológico, o Ministério da Saúde recomenda que crianças de seis meses a menores de um ano de idade que moram ou vão se deslocar para municípios que registram surto da doença devem ser vacinadas.
Portanto, no Espírito Santo, crianças que estão nesta faixa de idade e residem ou forem deslocadas para Cariacica devem receber a imunização. Essa dose será considerada extra, e a criança deverá receber mais duas doses, uma aos 12 meses e outra com 15 meses de idade, conforme calendário nacional.
– As crianças que irão viajar para municípios em situação de surto dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia também devem receber a dose no período mínimo de 15 dias antes da data prevista para o deslocamento.