sáb 2/março/2024 08:18
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Cachoeiro é um dos 12 municípios capixabas que conquistaram a categoria Foto: Divulgação/PMCI

Cachoeiro recebe Selo Diamante de Qualidade em Transparência e Governança Pública

redacao
Redação Dia a Dia

Cachoeiro é um dos 12 municípios capixabas que conquistaram a categoria de Selo Diamante, nesta terça-feira (30), destacando-se como um exemplo de excelência em transparência e governança pública no estado do Espírito Santo.

O Selo Diamante, uma iniciativa promovida pelas entidades não-governamentais Transparência Capixaba e ES em Ação, é direcionado aos municípios que alcançaram 95 pontos ou mais no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), 100% em todos os itens imprescindíveis, pelo menos 15 itens altamente recomendados e dois recomendados.

“O recebimento do Selo Diamante representa muito para o nosso time da Controladoria-Geral e servidores da Prefeitura de Cachoeiro, uma vez que é a consequência de um trabalho árduo e contínuo de melhorias dos mecanismos de transparência e governança pública. E ainda mais gratificante é saber que todo o esforço foi em prol da entrega de melhores serviços à população cachoeirense”, salienta Marina Gava Pereira, Coordenadora Executiva de Controle e Transparência.

A avaliação que precedeu a premiação do Selo Diamante seguiu três eixos fundamentais. Os municípios em busca do reconhecimento precisaram obter uma classificação “ótima” no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública.

Além disso, foi necessário assinar um termo de compromisso em Transparência e Governança Pública e atender aos criteriosos padrões do guia “Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras” elaborado pela Transparência Internacional – Brasil (TI-Br) e pelo Instituto de Governo Aberto (IGA).

De acordo com a controladora-geral interina, Kédyma Marques, o compromisso com o fortalecimento da transparência na gestão pública e das boas práticas em governança representa o empenho de todos os servidores envolvidos nesses processos.

“Em especial, quero destacar o trabalho na nossa Coordenadora de Controle e Transparência Marina Gava, que esteve a frente de toda a coordenação dos processos de avaliação, alinhando, tanto, com a equipe técnica da CGM, quanto com os servidores das demais secretarias, para que alcançássemos o melhor resultado. Nós acreditamos que, juntos, conquistamos o melhor para nossos cidadãos e cidadãs, e queremos seguir neste caminho”, afirma.

“Esse reconhecimento só salienta o quanto nosso trabalho é respaldado na transparência e integridade. Temos diálogo com a população e o compromisso de promover o que for melhor para a comunidade como um todo. O Selo Diamante só nos estimula a continuar trabalhando com excelência”, avalia o prefeito Victor Coelho.

Dengue_olhos

Dengue: oftalmologista alerta sobre caso de estudante que quase ficou cega

Poupança

Espírito Santo é o Estado com melhor índice de poupança do País

PPPiluminação

Parceria de iluminação pública será autorizada na próxima semana

BME

Efetivo de 45 militares retira ocupantes de área pública em Mimoso

Bom Jesus do Norte

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte

idosos_atividades

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

ArmaGuaçui

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Delegacia_Marataízes

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Leia mais