seg 15/dezembro/2025 17:22
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Cadastramento biométrico de eleitores em Piúma e Marataízes começa em outubro

Mulher tem a digital aferida pela biometria. Foto: Roberto Jayme/TSE

Eleitores de Piúma e Marataízes terão de fazer o cadastramento biométrico a partir de outubro. A decisão foi anunciada na quarta-feira (4) pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Annibal de Rezende Lima, e pelo corregedor regional eleitoral Ronaldo Gonçalves de Souza.

A revisão do eleitorado de Piúma será realizada entre 9 de outubro e 9 de novembro. A cidade possui hoje 16.179 eleitores.

Já em Marataízes, município que conta com 28.149 eleitores, o prazo será de 16 de outubro a 30 de novembro.

Quem deve fazer

Deverão se cadastrar os eleitores em situação “regular” ou “liberada” até o início da revisão biométrica. Os horários e locais de atendimento ainda serão informados pelo TRE.

Os eleitores que perderem o prazo terão seus títulos cancelados. Além disso, não votar nem justificar ausência pode resultar em restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.

Somente estarão dispensados de fazer a revisão os eleitores que já possuírem o título de eleitor, do respectivo município, do qual conste a expressão “identificação biométrica”, no canto superior direito do documento.

Outras cidades

Durante o ano de 2019, o TRE implantará o cadastro biométrico em quatro cidades, sendo três delas no Sul do Estado. Além de Piúma e Marataízes, eleitores de Colatina (com início no dia 11 de setembro) e Cachoeiro de Itapemirim (com início em 18 de setembro) também passarão pelo cadastramento.

No Espírito Santo, 1.332.404 dos eleitores (48,36%) já fizeram o cadastramento biométrico, sendo que 38 dos 78 municípios do Estado foram revisados em sua totalidade.

O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto, ao impedir qualquer possibilidade de fraude.

Até quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – deve fazer o cadastramento caso deseje votar nas próximas eleições.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contorno-jacaraipe-nova-almeida-

Governo do Estado entrega novo Contorno de Jacaraípe, na Serra

policia-mimoso-furto-escola-15-12-2025

Polícia prende dois suspeitos de furto em escola de Mimoso do Sul

economia-calculadora

Mercado reduz previsão da inflação e IPCA fica mais perto da meta

sifilis

Sífilis cresce no Brasil, principalmente entre gestantes, e preocupa médicos

livraria-dia-do-livro

Mercado do livro avança e gera 70 mil empregos em 2025

policia-militar-mimoso-do-sul-

Mulher denuncia ex por ameaças com fotos de armas em Mimoso

marataizes-qualificacao-profissional-14-12-2025-

Mais de 250 pessoas se formam em cursos de capacitação em Marataízes

espirito-santo-em-acao-

Mais de 100 empresários se reúnem para debater futuro e economia do ES

Leia mais