A cadela Caramela, resgatada no dia 24 de junho no bairro Elpídio Volpini, em Cachoeiro, que se encontrava em estado grave de desnutrição, se recupera na Unidade de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura de Cachoeiro.
A dona do animal foi acusada de maus tratos e encaminhada ao Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim.
O animal ainda não alcançou o peso ideal, o que deverá acontecer em cerca de 40 dias, mas já está ganhando musculatura e com o tempo estará disponível para adoção, informa o gerente de Vigilância Ambiental Fábio Gava.
Ele conta que no dia em que foi resgatada a cadela apresentava desnutrição, diarreia, quadro anêmico e estava infestada de ectoparasitas, como carrapatos e pulgas.
“Os quadros de ectoparasitas e verminose já foram combatidos. Com o acompanhamento dos médicos veterinários na nutrição, está se recuperando com o uso de vitaminas e ração de boa qualidade”, esclarece Fábio.
Embora o atendimento a animais vítimas de maus tratos não seja a princípio atribuição da Unidade de Vigilância Ambiental, a cadela foi atendida no local devido à gravidade do seu quadro.
“Como a Unidade de Vigilância de Zoonoses tem profissionais e técnicos capacitados para identificar maus tratos, demos suporte técnico aos policiais militares. Sempre que os órgãos estaduais necessitam desse apoio em Cachoeiro, nossa equipe está pronta a auxiliar”, conclui.