Artesanato, café e literatura. Um convite perfeito para um sábado, não é? Desde 2017, um grupo de artesãs do município de Cachoeiro de Itapemirim se reúne, periodicamente, para expor e vender seus produtos. Cada uma com sua peculiaridade, neste sábado (14) elas realizam mais um Café com Arte no Café Mourad’s.
Este é o segundo encontro de 2019, e dessa vez o projeto vai receber dez artesãs e traz uma novidade para os visitantes: a literatura. Além da exposição do trabalho artesanal, a escritora Cláudia Sabadini vai apresentar o seu mais novo livro de crônicas “Invernos”.
Já é uma tradição o projeto fazer essa interação com outras artes, mas é a primeira vez que ele mistura arte e literatura. “A gente gosta de trabalhar com todas as artes, de interagir com elas. A literatura é a grande novidade desta edição e é bem bacana, porque atrai um público diferenciado. O público da literatura e da autora vai poder ter acesso a outras artes, ao artesanato na sua melhor forma. É por isso que a gente integra as artes. Por isso que a gente gosta tanto dessa união”, explica a organizadora do Café com Arte, Ana Paula Sabadini.
A expectativa é que a atração desse novo público possa dobrar o número de visitantes no Café, que na última edição recebeu cerca de 200 pessoas. “O Murads é pequeno, mas não impede de receber muitos visitantes. Em março, houve uma rotatividade grande de pessoas”, conta Ana Paula Sabadini
Além da literatura e do artesanato, o evento oferece café e pão de queijo para os visitantes. “É um encontro intimista”, define a organizadora. “A gente aproveita pra fazer contatos, entregar cartões, pegar encomendas e pronta entrega. Além de conhecer bastante gente, fazer amigos e clientes novos. O café é pra isso também”, afirma.
O projeto Café com Arte
O projeto Café com Arte é uma iniciativa da também artesã Ana Paula Sabadini. Surge da necessidade das amigas – todas artesãs independentes, com outras atividades – de um espaço privado para exposição da sua arte, desde roupas, bijuterias, bolsas, essências a artigos de decoração.
Tem espaço ainda para a economia solidária, com a venda de comidas, doces gourmetizados, entre outros. A escolha dos expositores é criteriosa, “a participação de artesão no evento é por meio do meu convite. O artesão não precisa ter a carteirinha mas precisa ter um produto bom, com etiqueta, acabamento perfeito e apresentação bacana”, ressalta Paula.
A cada edição, cerca de 13 artesãs expõem os seus produtos. “O rodizio acontece para que todas participem”, explica Sabadini.
Serviço
Café com Arte + Literatura
Data: 14 de setembro (sábado)
Local: Café Murad’s
Hora: 8h às 12h