sex 22/novembro/2024 10:53
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Café da tarde

escritoras-cachoeirenses2-07-01-23
Escritoras Cachoeirenses

A mesa de café da tarde traz lembranças da infância. Mesmo que nem sempre muito farta, a mesa marcava aquela hora sagrada, o momento de se sentar, deixar de lado as distrações, se alimentar e conversar com quem ao lado estivesse. Na minha casa, ou em qualquer outra que eu fosse visitar, na minha infância cachoeirense, entre as 15h e as 16h era a hora do café da tarde.

O tempo corrido de uma vida de estudos e trabalho roubou esse momento dos meus dias, até que veio a pandemia e eu, que passei três anos em trabalho remoto, redescobri esse privilégio. Não aquele café tomado às pressas, de pé, numa copa de espaço apertado, não! Café com mesa posta e tempo de qualidade, degustação e contemplação.

Depois que voltei a trabalhar de forma presencial, me ajusto como posso para não deixar de ter esses momentos no meu tempo livre, mas observo que, mesmo para quem tem horários mais flexíveis, parece que esse hábito vem se perdendo. Os idosos da minha infância não estão mais aqui para ensinar, seus filhos e netos se encheram de ocupações e o tempo de partilhar e contemplar ficou cada vez mais escasso.

Penso que é muito injusto ter que esperar se aposentar para ter qualidade de vida, mas penso, também, que existem ajustes possíveis na nossa vida agitada para termos pausas e não vivermos em modo automático. Cada um deve encontrar sua forma de realizar esses ajustes; para mim, tomar café da tarde já é um bom começo.

Emília Nazaré é uma cachoeirense adotiva, passou a infância na cidade, cresceu no Rio de Janeiro alimentando o sonho de um dia voltar, e retornou ao ES em 2020. Atualmente, reside na Grande Vitória. Escreve desde a infância e já teve publicações em diferentes formatos

Respostas de 6

  1. Prima Emilia…. Plenamente de acordo com vc. Não é necessário esperar um dia , data para tomar um café. E um café da tarde sempre vai muito bem. Adoro um café colonial e se tiver um suco de laranja aí nem mais o que dizer. Obrigado por nos trazer essa reflexão e chamamento a algo tão especial pra todos os dias da vida.

  2. Boa reflexão, é preciso aproveitar cada momento e não deixar para amanhã. Parabéns prima pela temática, vc sempre arrasa.♥️

  3. Mesmo com tempo corrido procuro manter esse hábito do café da tarde. Entre um trabalho e outro , recebo meus amigos mais próximos e já aviso pra chegar + – as 16:30/17h , pq assim o café dura mais tempo . Amei seu texto! Bjs Emília.

  4. Amei o texto Emília! Tá ai uma coisa que não deixo de parar , sentar e tomar um cafezinho passadinho na hora. Já aviso os amigos pra chegar 16:39/17h. Pq assim o cafezinho dura mais tempo kkkk. Bj Emília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casagrande-sao-mateus-20-11-2024

Governador autoriza construção de contorno em São Mateus

banestes-jeronimo-monteiro-20-11-2024

Bandidos fazem buraco na parede e invadem banco em Jerônimo Monteiro

cafe-conilon-20-11-2024

Café conilon impulsiona novo recorde histórico das exportações do agro capixaba

henrique-priscila-advogados-OAB-19-11-2024

A 3 dias das eleições na OAB, Henrique e Priscilla intensificam agenda com advogados

ciclista Duramir

Filho e nora de ciclista assassinado em Cachoeiro vão a júri popular

fotos - sesc-cachoeiro-18-11-2024

Sesc abre processo seletivo em Cachoeiro para professores com salário de R$ 3,4 mil

PM

Homem é preso após morder rosto da mulher e da filha em Muqui

pedal-solidario-18-11-2024f

Ciclistas do bem – Pedal solidário arrecada brinquedos para 400 crianças neste Natal

Leia mais
plugins premium WordPress